Os 6 Concertos Brandeburgueses / Anne Teresa Keersmaker
Coreografia de Anne Teresa De Keersmaeker com música de Johann Sebastian Bach
Anne Teresa De Keersmaeker é convidada, com a sua companhia Rosas, a revelar uma escrita coreográfica claramente codificada que revela a obra-prima de Johann Sebastian Bach, os Concertos Brandenburgueses.
Os Concertos Brandemburgueses consistem em seis "concerti grossi", nos quais Bach distribui os instrumentos da orquestra barroca em constelações diferentes, muitas vezes audaciosas. Neste cenário, Keersmaeker coloca dezasseis bailarinos de diferentes gerações. A coreógrafa aborda a música de Bach como se fosse uma partitura pronta para uma peça de dança, incorporando a maestria polifónica de Bach.
Os concertos são tocados ao vivo pelo conjunto barroco B´Rock, dirigido pela violinista Amandine Beyer, com quem Keersmaeker colaborou em "Partita 2".
Quando Anne Teresa De Keersmaeker ensaiou pela primeira vez o seu célebre solo "Violin Phase", em Nova Iorque em 1980, apenas uma música além da de Steve Reich se ouvia no estúdio: os Concertos Brandenburgueses de Johann Sebastian Bach. 35 anos depois, a coreógrafa belga continua o seu trabalho com esta obra: "Para mim, a música de Bach carrega movimento e dança, como nenhuma outra, e consegue combinar a abstração extrema com uma dimensão concreta, física e até transcendente, talvez justamente por isso."
Ficha Técnica
- Título Original
- Rosas: The Six Brandeburg Concertos 2019
- Realização
- Louise Narboni
- Produção
- Telmondis, Opéra national de Paris, Mezzo
- Música
- Johann Sebastian Bach, the Brandenburg Concertos, BWV 1046?1051
- Ano
- 2019
- Duração
- 108 minutos