Programas tv

Requiem

Imagem de Requiem

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme do cineasta suíço Alain Tanner ("O Último a Rir", "A Salamandra", "Os Anos de Luz", "Cidade Branca", "O Centro do Mundo"), baseado no romance homónimo de Antonio Tabucchi, uma homenagem ao escritor português Fernando Pessoa

Num tórrido domingo de verão, Paul, o narrador, tem encontro marcado com um Convidado, que é de facto, o fantasma do escritor português Fernando Pessoa.
Chega a Lisboa ao meio-dia, mas apercebe-se que os fantasmas aparecem com mais frequência à meia-noite. Entre o meio-dia e a meia-noite, Paul encontra uma série de personagens, uma curiosa mistura de pessoas, entre os lisboetas do presente e os fantasmas do passado. Cruzam-se os caminhos entre os mortos e os vivos, simultaneamente ou em momentos descompassados.
Até se encontrar com Pessoa, Paul cruza-se com donos de restaurante, a dona de um bordel, um mendigo, um guarda de cemitério, um motorista de táxi, uma velha cigana... Todos fortemente ancorados numa cultura lisboeta que se apaga lentamente. E, entre todas estas pessoas, voltam os mortos, sem aparente diferença dos vivos, como o seu amigo Pierre, o seu pai e Isabel, em tempos amante de Paul e de Pierre. Através de toda a história vagueia o espírito de Pessoa e um poderoso sentimento de saudade e remorso.

Ficha Técnica

Título Original
Requiem
Intérpretes
Francis Frappat, André Macon, Alexander Zloto, Cécile Tanner, Canto e Castro, Raul Solnado, Márcia Breia, Lia Gama, João Maria Pinto
Realização
Alain Tanner
Produção
CAB Productions, Filmograph S.A., Gemini Films, Madragoa Filmes
Autoria
Argumento: Bernard Comment, Antonio Tabucchi, Alain Tanner
Música
Michel Wintsch
Ano
1998
Duração
100 minutos