08 Dez 2025
Filme do cineasta palestiniano Elia Suleiman ("O Tempo que Resta"), um conto burlesco que explora a identidade, a nacionalidade e a pertença
Elia Suleiman, realizador e protagonista da história, deixa a Palestina e aventura-se pelo mundo, apenas para descobrir que a Palestina o persegue. Por mais distante que esteja da sua terra natal, a verdade é que parece que tudo faz questão de lhe lembrar de onde vem: a polícia, os agentes de controlo de fronteiras, as várias manifestações de racismo ou os olhares de estranheza que desperta nos outros.
Certo da necessidade de uma mudança na sua vida e apesar dos constantes esforços para deixar o passado para trás, nada parece resultar. A procura de uma nova vida torna-se numa comédia de enganos: quanto mais se afasta da Palestina, de Paris a Nova Iorque, mais os novos lugares lhe fazem lembrar o seu país e as suas origens. Um conto burlesco que explora a identidade, a nacionalidade e a pertença, no qual Suleiman coloca uma questão fundamental: onde nos podemos sentir "em casa"?