Tina Anselmi: Uma Vida Pela Democracia
Filme do cineasta italiano Luciano Manuzzi sobre uma das mulheres que marcaram a história da democracia italiana
"Se quer mudar o mundo, tem de estar lá" esta era a profunda convicção de Tina Anselmi. Depois de, em 1944, ter sido forçada, junto com todos os estudantes de Bassano, a testemunhar o enforcamento de 31 homens pelos alemães, Tina Anselmi, com 17 anos de idade, decidiu ingressar na resistência italiana.
Sindicalista em defesa das mulheres trabalhadoras, foi a primeira mulher ministra em Itália, em 1976, com o cargo de Ministra do Trabalho, e foi graças a ela que as diferenças salariais entre homens e mulheres foram abolidas. Tornou-se Ministra da Saúde, em 1978, e foi uma das principais apoiantes da reforma que levou à criação do Serviço Nacional de Saúde.
Na década de 80 presidiu à Comissão de Inquérito à Loja Maçónica P2, uma estrutura secreta com capacidade de controlar as instituições governamentais, o maior escândalo da História de Itália. Muitas vezes a única mulher num mundo de homens, a vida de Tina Anselmi foi a da democracia italiana.
Ficha Técnica
- Título Original
- Tina Anselmi: Una Vita per la Democrazia
- Intérpretes
- Sarah Felberbaum, Alessandro Tiberi, Benedetta Cimatti, Sara D?Amario, Piero Cardano, Gaetano Aronica, Paola Buratto, Michele de Paola, Valentina Ghelfi, Stefania Bogo, Filippo Velardi, Antonio Piovanelli, Enrico Mutti, Andrea Pennacchi
- Realização
- Luciano Manuzzi
- Produção
- Rai Fiction, Bibi Film
- Autoria
- Argumento: Monica Zapelli, Marta Storti, Ilaria Storti
- Música
- Paolo Vivaldi
- Ano
- 2023
- Duração
- 99 minutos