Programas tv

107 Mães

Imagem de 107 Mães

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme do cineasta eslovaco Peter Kerekes que retrata a difícil vida das mães numa penitenciária feminina no sul da Ucrânia

Lesya cometeu um crime passional e foi condenada a sete anos de prisão. Numa das penitenciárias femininas de Odessa, acaba de dar à luz o seu primeiro filho e entra num mundo habitado apenas por mulheres: presidiárias, enfermeiras e guardas, mulheres de todas as idades, esposas e viúvas, filhas, irmãs, mulheres grávidas e também mulheres com filhos. Se não fosse pela cor do uniforme, por vezes seria difícil perceber quem é quem.
No Centro Correcional de Odessa nº74, as crianças nascidas na prisão podem permanecer sob os cuidados das mães encarceradas, mas apenas até aos três anos de idade. O cineasta Peter Kerekes passou vários anos no matriarcado incomum de uma prisão habitada por presidiárias, guardas e crianças.
Através de entrevistas e dramatizações marcantes em que as mulheres interpretam versões de si mesmas, surge uma colaboração surpreendente, retratando a dura realidade do crime e da punição. Dentro das paredes da prisão, as esperanças e tristezas de cada dia expõem o custo humano da lei do país.

Ficha Técnica

Título Original
Cenzorka (107 Mothers)
Intérpretes
Maryna Klimova, Iryna Kiryazeva, Lyubov Vasylyna, Thomas Ernst, Martin Piga, Martin Kollar, Ivan Ostrochovsky
Realização
Peter Kerekes
Produção
Punkchart films, RTS, Endorfilm, Arthouse Traffic, Peter Kerekes, Hypermarket Film
Autoria
Argumento: Ivan Ostrochovsky, Peter Kerekes
Música
Lucia Chutkova
Ano
2021
Duração
85 minutos