107 Mães
Filme do cineasta eslovaco Peter Kerekes que retrata a difícil vida das mães numa penitenciária feminina no sul da Ucrânia
Lesya cometeu um crime passional e foi condenada a sete anos de prisão. Numa das penitenciárias femininas de Odessa, acaba de dar à luz o seu primeiro filho e entra num mundo habitado apenas por mulheres: presidiárias, enfermeiras e guardas, mulheres de todas as idades, esposas e viúvas, filhas, irmãs, mulheres grávidas e também mulheres com filhos. Se não fosse pela cor do uniforme, por vezes seria difícil perceber quem é quem.
No Centro Correcional de Odessa nº74, as crianças nascidas na prisão podem permanecer sob os cuidados das mães encarceradas, mas apenas até aos três anos de idade. O cineasta Peter Kerekes passou vários anos no matriarcado incomum de uma prisão habitada por presidiárias, guardas e crianças.
Através de entrevistas e dramatizações marcantes em que as mulheres interpretam versões de si mesmas, surge uma colaboração surpreendente, retratando a dura realidade do crime e da punição. Dentro das paredes da prisão, as esperanças e tristezas de cada dia expõem o custo humano da lei do país.
Ficha Técnica
- Título Original
- Cenzorka (107 Mothers)
- Intérpretes
- Maryna Klimova, Iryna Kiryazeva, Lyubov Vasylyna, Thomas Ernst, Martin Piga, Martin Kollar, Ivan Ostrochovsky
- Realização
- Peter Kerekes
- Produção
- Punkchart films, RTS, Endorfilm, Arthouse Traffic, Peter Kerekes, Hypermarket Film
- Autoria
- Argumento: Ivan Ostrochovsky, Peter Kerekes
- Música
- Lucia Chutkova
- Ano
- 2021
- Duração
- 85 minutos