Pedro, O Louco
Filme do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard ("O Livro de Imagem", "Adeus à Linguagem", "O Acossado", "Uma Mulher é Uma Mulher", "O Desprezo") sobre o desejo e a impossibilidade, que adapta a obra "Obsession" de Lionel White.
No dia em que Ferdinand (Jean-Paul Belmondo) perde o emprego reencontra Marianne (Anna Karina), uma jovem que um dia amou. Cansado da sua existência, deixa a mulher e os filhos para fugir com Marianne, que o chama de Pierrot (Pedro). Mas, a viagem romântica depressa se torna numa trama de paixão, perseguição e violência.
"Diz-me lá, não viste uma jovem vestida à Hollywood em Technicolor?". Com esta pergunta inicia-se o périplo de Marianne e Ferdinand, dois amantes fora-da-lei que fogem de Paris em direção ao Mediterrâneo. Num exercício de liberdade suprema em que episódios de violência se inserem no quotidiano com uma leviandade quase cómica, "Pedro, o Louco", é um filme belo e veloz que reflete tanto o divórcio do realizador com Anna Karina como as problemáticas da Guerra do Vietname.
Ficha Técnica
- Título Original
- Pierrot, Le Fou
- Intérpretes
- Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Graziella Galvani
- Realização
- Jean-Luc Godard
- Produção
- Films Georges de Beauregard, Rome Paris Films, Société Nouvelle de Cinématographie (SNC), Dino de Laurentiis Cinematografica
- Autoria
- Argumento: Rémo Forlani, Jean-Luc Godard, Lionel White
- Música
- Antoine Duhamel
- Ano
- 1965
- Duração
- 106 minutos