Covid 19: Investigando as Origens
Dois jornalistas lideram uma investigação proibida há cinco anos, este documentário mostra o que descobriram sobre as origens da Covid 19
Entre 13 e 17 milhões de mortes por COVID ou uma em cada 500 pessoas, esta é a estimativa mais recente da OMS, tornando a COVID a pandemia mais devastadora desde a gripe espanhola.
No entanto, cinco anos depois, a sua origem permanece um mistério. Ninguém consegue explicar precisamente a origem do vírus ou como ele se espalhou tão rapidamente e desde o início as superpotências que poderiam ajudar a trazer a verdade à tona, China e EUA, parecem ter procurado escondê-la. Na melhor das hipóteses, buscam desviar a atenção do assunto e na pior, mentem. O tema tornou-se até o foco de uma guerra diplomática entre Pequim e Washington: evidências fabricadas, falsos testemunhos, pesquisas científicas falsificadas ou ocultadas... Vale tudo.
O caso tem tanto a ver com manipulação científica quanto com política. O vírus surgiu pela primeira vez em Wuhan, na China, a poucos passos de um laboratório de alta segurança mas o Partido Comunista Chinês insiste que não há ligação. Os americanos por sua vez, recusam-se a admitir que financiaram pesquisas de alto risco naquele mesmo laboratório.
Ficha Técnica
- Título Original
- Covid 19: Investigating The Origins
- Realização
- Nolwenn Le Fustec, Jérémy André and Frédéric Mermoud
- Produção
- Elephant ? Everprod and France Télévisions