Hans Abrahamsen: A Rainha da Neve
Ópera em 3 atos baseada no conto de fadas de Hans Christian Andersen, uma obra importante do novo teatro musical
A Ópera Estatal da Baviera apresenta A Rainha da Neve, a primeira ópera de Hans Abrahamsen, composta com um libreto da sua autoria e de Henrik Engelbrecht, com versão inglesa de Amanda Holden, baseado no conto de fadas homónimo de Hans Christian Andersen. Depois de um estudo aprofundado do tema da neve e uma obsessão de longa data pelos contos de fadas de Andersen, o compositor dinamarquês escreveu a ópera entre 2014 e 2018. O enredo segue o do conhecido conto de fadas. Duas crianças, Gerda e Kay, estão intimamente próximas e aparentemente destinadas uma à outra. Então, algo trespassa o coração e o olhar de Kay, e afastam-se subitamente, como se vivessem em dois mundos diferentes. Raptado pela Rainha da Neve, Kay desaparece também fisicamente da vida de Gerda. Ela inicia uma longa busca pelo amigo até o reencontrar na neve e no gelo, e com as suas lágrimas arranca os estilhaços diabólicos que o rodeiam. Enriquecidos por muitas experiências, ambos estão agora prontos para amadurecer.
A música de Hans Abrahamsen, com as suas transições suaves e repetições subtilmente modificadas, confere profundidade e leveza ao texto. O compositor faz questão de destacar as muitas possibilidades de interpretação disponíveis. "É possível ler o conto de fadas de diversas formas. Contém muitos mistérios que estão abertos a inúmeras interpretações." A soprano Barbara Hannigan é acompanhada por um conjunto de cantores de primeira classe, incluindo Peter Rose, Katarinya Dalayman e Rachael Wilson. A direção musical é de Cornelius Meister, diretor musical da Ópera Estatal de Estugarda. A produção do encenador Andreas Kriegenburg é uma história comovente escrita por adultos, para um público adulto, que oferece uma viagem às regiões mais profundas da alma humana.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Snow Queen
- Intérpretes
- Barbara Hannigan, Rachael Wilson, Katarina Dalayman, Peter Rose, Caroline Wettergreen, Dean Power, Kevin Conners, Owen Willetts
- Realização
- Christoph Engel
- Produção
- Bayerische Staatsoper Recordings
- Autoria
- Libretto: Hans Abrahamsen e Henrik Engelbrecht baseado no conto de fadas homónimo de Hans Christian Andersen
- Música
- Hans Abrahamsen
- Ano
- 2021
- Duração
- 116 minutos