Programas tv

A VIAGEM

Imagem de A VIAGEM

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Martin Nunca, de 17 anos, vive com a mãe e o pai adoptivo no sul mais profundo da Patagónia. Sem perspectivas Martin decide um dia pegar na bicicleta e partir em busca do seu pai. Um pai quase lendário, autor de Banda Desenhada e geólogo cujo paradeiro Martin desconhece em absoluto, mas mesmo assim, inicia uma grande viagem através da América Latina. Uma viagem ao encontro das suas origens e de si próprio, que passa pela riqueza dos mitos e da História da América Latina, dos índios do Brasil aos astecas do México, bem como por algumas catástrofes actuais no plano social e ecológico.

"A Viagem" de Fernando Solanas recebeu no Festival de Cannes de 1992 o Grande Prémio da Comissão Superior Técnica e uma Menção Especial do Juri Ecuménico. Trata-se de uma fabulosa odisseia pela América Latina que Solanas cria com uma espantosa carga poética e um sentido de humor e fantasia verdadeiramente admiráveis, a partir da viagem de um adolescente, da Patagónia até ao México, em busca do pai, ou seja, das suas raízes, da sua História e de si próprio. Solanas percorre de forma muito sui generis este universo da latinidade, passando da sátira ao lirismo e do fantástico ao sócio-político, com um espantoso sentido narrativo, criando um retrato tão imaginativo quanto dramático da realidade circundante. Para além da realização, da produção, da direcção artística e do argumento, Solanas participa ainda no trabalho de fotografia e na música, aqui ao lado de dois nomes portentosos: Egberto Gismonti e Astor Piazzolla. "A Viagem", é pois, mais uma notável criação de um dos maiores e mais deslumbrantes cineastas da América Latina.

Ficha Técnica

Título Original
EL VIAJE
Intérpretes
Walter Quiroz/ Soledad Alfaro/ Christina Becerra/ Ricardo Bartis/ Marc Berman/ Chiquinho Brandão/ Franklin Caicedo/ Dominique Sanda
Realização
Fernando Solanas
Produção
Fernando Solanas
Autoria
Fernando Solanas
Ano
1992
Duração
112m cor minutos