Programas tv

Os Filhos da Noite

Os Filhos da Noite

Géneros

  • Filmes - Policial

Informação Adicional

Uma das mais fulgurantes primeiras obras do cinema que revelou um dos maiores cineastas de sempre: Nicholas Ray

Nos anos 30 Bowie foge de uma prisão agrícola no Mississippi na companhia de dois outros reclusos, Chicamaw e T-Dub. Bowie tem apenas 23 anos de idade e já cumpriu sete de uma condenação por um homicídio que não cometeu. Desejoso de poder provar a sua inocência e retirar-se para as montanhas na companhia da sua noiva Keechie, Bowie concorda em assaltar um banco com Chicamaw e T-Dub de forma a arranjar dinheiro para contratar um advogado. Mas o roubo não corre da melhor forma e é obrigado a manter-se em fuga, enquanto a polícia se lança ferozmente em sua perseguição. Percebendo que não pode confiar em ninguém, e sem quaisquer hipóteses de ajuda, Bowie e Keechie ficam entregues a si próprios e a uma desesperada fuga sem fim.

´Os Filhos da Noite´ foi o filme de estreia na realização de Nicholas Ray e permanece como uma das mais fulgurantes primeiras obras de um cineasta. Hábil adaptação ao cinema de um romance de Edward Anderson, ´Os Filhos da Noite´ é um espantoso road-movie sobre a desesperada trajectória de um jovem recluso, vítima de um erro judicial e das mais adversas circunstâncias, que arrasta a sua bela noiva para uma fuga sem fim marcada pela fatalidade do crime. Ray constrói um delirante filme negro, por onde passa o tema dos amantes malditos, filmado com um espantoso sentido de intimidade, emocional e visual. Uma primeira grande obra, onde se reflete todo o particular e futuro universo ficcional de Ray, o incontestado poeta da juventude irrequieta e dos rebeldes sem causa, num filme de uma comovente sensibilidade sobre um rapaz e uma rapariga, no caso Farley Granger e Cathy O´Donnell, que nunca foram adequadamente apresentados ao Mundo em que vivemos?

Ficha Técnica

Título Original
They Live by Night
Intérpretes
Farley Granger, Cathy O´Donnell, Howard da Silva, Jay C. Flippen, Helen Craig, Will Wright, Marie Bryant, Ian Wolfe, William Phipps
Realização
Nicholas Ray
Produção
John Houseman
Autoria
Charles Schnee, Nicholas Ray
Música
Woodie Guthrie, Leigh Harline
Ano
1949
Duração
95 minutos