Programas tv

O Pai Foi Em Viagem de Negócios

Imagem de O Pai Foi Em Viagem de Negócios

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

A Jugoslávia vista pelo humor cínico, amargo e inteligente de Emir Kusturica num filme que foi Palma de Ouro em Cannes 85

Na Jugoslávia no início dos anos 50, Mesa trabalha e vive em Sarajevo onde o seu cunhado Zijo é um alto responsável da polícia. Mesa é casado com Sena, tem dois filhos, é um trabalhador de confiança e um sedutor compulsivo. A sua amante, Ankitza, tenta pressiona-lo ao divórcio mas Mesa resiste à ideia. Ankitza decide então vingar-se, seduz Zijo e revela-lhe os perigosos comentários políticos de Mesa. Este é preso e condenado a um campo de trabalhos forçados. A família vive dias difíceis e Sena vê-se obrigada a trabalhar como costureira. Mesa deixa o campo de trabalho e instala--se numa cidade distante de Serajevo, gozando um estatuto de semi-liberdade. A família volta a viver junta e Mesa a seduzir mulheres. Com o perdão oficial Mesa e a família regressam a Sarajevo. É tempo de ajustar contas e retomar uma vida normal.

Palma de Ouro em Cannes 85 e ainda vencedor do Grande Prémio da Crítica Internacional, "O Pai foi em viagem de negócios" é uma envolvente e tocante crónica familiar e política sobre as desventuras e dissabores de uma família de Sarajevo na época Stalinista. Em grande parte observado pelos olhos de um garoto, "O Pai foi em viagem de negócios" é uma inteligente, bem disposta e sensível reflexão sobre um país e uma época. Um país marcado por um complexo mosaico de etnias, culturas e religiões e uma época de pura e dura ditadura stalinista, com todas as suas arbitrariedades e violências. Emir Kusturica impõe um estilo muito próprio a esta inteligente visão da Jugoslávia dos anos 50, que hoje talvez se reveja com uma maior carga de ironia e amargura devido aos trágicos acontecimentos que levaram ao fim da federação jugoslava e à guerra civil, que assenta acima de tudo num admirável domínio plástico e num fabuloso trabalho de direção de atores. Mas onde Kusturica é verdadeiramente espantoso é na forma subtil, contagiante, comovente e mesmo sensual como sabe retratar o ser humano nas suas baixezas e glórias.

Ficha Técnica

Título Original
Otac Na Sluzbenom Putu / When Father Was Away On Business
Intérpretes
Predrag-Miki Manojlovic, Moreno de Bartolli, Mirjana Karanovic, Mustafa Nadarevic, Mira Furlan, Pavle Vusjisic, Davor Dujmovic.
Realização
Emir Kusturica
Produção
Mirza Pasic
Autoria
Abdulah Sitran
Música
Zoran Simjanovic
Ano
1985
Duração
130 (cor) minutos