O Pai Foi Em Viagem de Negócios
A Jugoslávia vista pelo humor cínico, amargo e inteligente de Emir Kusturica num filme que foi Palma de Ouro em Cannes 85
Na Jugoslávia no início dos anos 50, Mesa trabalha e vive em Sarajevo onde o seu cunhado Zijo é um alto responsável da polícia. Mesa é casado com Sena, tem dois filhos, é um trabalhador de confiança e um sedutor compulsivo. A sua amante, Ankitza, tenta pressiona-lo ao divórcio mas Mesa resiste à ideia. Ankitza decide então vingar-se, seduz Zijo e revela-lhe os perigosos comentários políticos de Mesa. Este é preso e condenado a um campo de trabalhos forçados. A família vive dias difíceis e Sena vê-se obrigada a trabalhar como costureira. Mesa deixa o campo de trabalho e instala--se numa cidade distante de Serajevo, gozando um estatuto de semi-liberdade. A família volta a viver junta e Mesa a seduzir mulheres. Com o perdão oficial Mesa e a família regressam a Sarajevo. É tempo de ajustar contas e retomar uma vida normal.
Palma de Ouro em Cannes 85 e ainda vencedor do Grande Prémio da Crítica Internacional, "O Pai foi em viagem de negócios" é uma envolvente e tocante crónica familiar e política sobre as desventuras e dissabores de uma família de Sarajevo na época Stalinista. Em grande parte observado pelos olhos de um garoto, "O Pai foi em viagem de negócios" é uma inteligente, bem disposta e sensível reflexão sobre um país e uma época. Um país marcado por um complexo mosaico de etnias, culturas e religiões e uma época de pura e dura ditadura stalinista, com todas as suas arbitrariedades e violências. Emir Kusturica impõe um estilo muito próprio a esta inteligente visão da Jugoslávia dos anos 50, que hoje talvez se reveja com uma maior carga de ironia e amargura devido aos trágicos acontecimentos que levaram ao fim da federação jugoslava e à guerra civil, que assenta acima de tudo num admirável domínio plástico e num fabuloso trabalho de direção de atores. Mas onde Kusturica é verdadeiramente espantoso é na forma subtil, contagiante, comovente e mesmo sensual como sabe retratar o ser humano nas suas baixezas e glórias.
Ficha Técnica
- Título Original
- Otac Na Sluzbenom Putu / When Father Was Away On Business
- Intérpretes
- Predrag-Miki Manojlovic, Moreno de Bartolli, Mirjana Karanovic, Mustafa Nadarevic, Mira Furlan, Pavle Vusjisic, Davor Dujmovic.
- Realização
- Emir Kusturica
- Produção
- Mirza Pasic
- Autoria
- Abdulah Sitran
- Música
- Zoran Simjanovic
- Ano
- 1985
- Duração
- 130 (cor) minutos