VALORES FAMILIARES
Um divertido jogo de equívocos, aparências e revelações a partir do texto do eterno Noel Coward com Julie Andrews.
Na Riviera francesa, o aristocrata inglês Nigel tem um romance com a bela vedeta de Hollywood Miranda e anuncia o seu noivado. As notícias chegam a Inglaterra e perturbam Lady Felicity, a mãe de Nigel, bem como o actor americano Don Lucas em Hollywood, o antigo namorado de Miranda. Felicity, apesar de ter a certeza de que o filho está a cometer um erro, decide assumir o papel da mãe dedicada e razoável. Don mete-se nos copos e decide ir a Inglaterra. Entretanto, Moxie, a criada pessoal de Felicity, ameaça deixar a mansão para revelar que Miranda é a sua irmã mais nova. Quando todos se reúnem na mansão de Felicity, as coisas vão certamente tomar rumos inesperados.
Com realização de Eric Styles, esta comédia inglesa é uma hábil adaptação ao cinema de uma peça de Noel Coward, escrita em 1951. Quando o filho de uma condessa inglesa decide casar com uma actriz de Hollywood, arrasta para a mansão da mãe um inevitável conflito de classes. Primeiro porque a mãe sabe que o filho escolhe sempre as mulheres erradas e muito abaixo do seu nível e, depois, porque a sua criada pessoal é afinal irmã da americana. Styles constrói um delicioso e divertido choque de mentalidades, de valores e de culturas no seio de um jogo de equívocos, aparências e revelações que abalam o privilégio de exclusividade da ¿rulling class¿ britânica. Uma deliciosa sátira que assenta no excelente texto de Coward e num elenco de grande classe, onde se destaca, desde logo, o regresso ao activo de Julie Andrews, no papel da sofisticada e fleumática aristocrática inglesa cujo universo familiar se prepara para ser invadido por americanos sem gosto e domésticos em ascensão social.
Ficha Técnica
- Título Original
- RELATIVE VALUES
- Intérpretes
- Julie Andrews, Sophie Thompson, Edward Atterton, William Baldwin, Jeanne Tripplehorn, Colin Firth, Stephen Fry, Anwen Carlisle, Gaye Brown.
- Realização
- Eric Styles
- Produção
- Christopher Milburn
- Autoria
- Paul Rattigan e Michael Walker
- Música
- John Debney
- Ano
- 2000
- Duração
- 85m (cor) minutos