Julieta dos Espíritos
Um dos mais célebres filmes do mestre Fellini, com a inesquecível Giulietta Masina, que retrata as frustrações de uma mulher da alta burguesia italiana
Julieta (Giulietta Masina), uma mulher de meia idade, supersticiosa e ingénua, vive com o marido Giorgio (Mario Pisu) numa bela casa perto da praia. Giorgio negligencia a mulher, chega tarde a casa e nunca demonstra qualquer sentimento por ela.
Uma noite chega acompanhado por um grupo de amigos que sugerem uma sessão de espiritismo. Julieta descobre que é capaz de convocar os espíritos, e estes refletem os seus receios, ligados à infidelidade do marido e possibilitam-lhe um regresso à infância. Começando a ter visões que a aterrorizam, Julieta dá início a uma jornada de autodescoberta em que os sonhos se misturam com a realidade.
"Julieta dos Espíritos" é outra obra-prima de mestre Fellini e, sem dúvida, um dos seus filmes mais célebres de sempre. Obra de um portentoso fascínio visual, onde Fellini faz convergir temas caros ao seu universo cinematográfico, esta fábula de cariz psicanalítico é, no limite, uma genial e extravagante ilusão, construída sobre as visões extraordinárias de uma mulher vulgar que através do surreal e do esotérico consegue fugir à sua infelicidade quotidiana.
Espantoso trabalho de cenografia e de fotografia, num filme que é um delirante caleidoscópio de pura fantasia feito sobre e à volta da fabulosa Giulietta Masina.
Ficha Técnica
- Título Original
- Giulietta Degli Spiriti
- Intérpretes
- Giulietta Masina , Mario Pisu, Sandra Milo, Valentina Cortese, Caterina Boratto, Sylvia Koscina,Lucia Della Noce, Lou Gilbert.
- Realização
- Federico Fellini
- Produção
- Angelo Rizzoli
- Autoria
- Federico Fellini, Ennio Flaiani, Tullio Pinelli, Brunello Rondi
- Música
- Nino Rota, Eugene Walter
- Ano
- 1965
- Duração
- 139 minutos