Labirintos de Paixão
Um dos primeiros filmes de Pedro Almodovar, a percorrer já os inevitáveis caminhos da "movida" madrilena.
Sexilia, filha de um ginecologista, é cantora rock e ninfomaníaca. Num concerto conhece Riza, um homossexual que canta no grupo "Eux". Os dois apaixonam-se, inesperadamente, um pelo outro. Riza revela, então, ser filho de um emir árabe que está exilado em Madrid e que também é ¿gay¿. Toraya, a ex-mulher do emir que o pai de Sexilia curou da esterilidade, procura o marido nos bares homossexuais da cidade, enquanto um grupo de terroristas anda em busca de Riza, entre eles, Sadeq, que foi amante dele. Toraya encontra Riza e, na falta do pai, quer ter um filho com ele, o que leva Sexilia a um ataque de ciúmes.
"Labirinto de Paixões" é um dos primeiros filmes de Pedro Almodovar rodado em 1982, antes de o hoje célebre e aclamado cineasta espanhol ter alcançado o sucesso internacional. Trata-se, como não podia deixar de ser, de uma deliciosa história no feminino sobre a acidentada trajetória de uma mulher na noite madrilena. Um itinerário de gente muito variada no submundo de uma grande capital europeia, que passa por ¿travestis¿, homossexuais, cantores rock e punk, ninfomaníacas e fundamentalistas islâmicos, num jogo de relações cruzadas tão sinuosas e labirínticas como os desejos que os movem. Uma comédia provocadora e hilariante, onde Almodovar começava a desenhar o tom e o modo da sua obra, que o haveria de tornar na coqueluche do cinema europeu.
Ficha Técnica
- Título Original
- Laberinto De Pasiones
- Intérpretes
- Cecilia Roth, Imanol Arias, Helga Line, Marta Fernandez-Muro, Fernando Vivanco, Ofelia Angelica, Angel Alcazar, Concha Gregori, Cristina Sanchez Pascual, Fanny McNamara, Antonio Banderas.
- Realização
- Pedro Almodovar
- Produção
- Alphaville
- Autoria
- Pedro Almodovar
- Música
- Bernardo Bonezzi, Fanny McNamara e Pedro Almodovar
- Ano
- 1982
- Duração
- 97m (cor) minutos