Programas tv

Cinco Dias, Cinco Noites

Cinco Dias, Cinco Noites

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Sob o pseudónimo de Manuel Tiago, Álvaro Cunhal escreveu um romance sublime que Fonseca e Costa magnificamente adaptou para o cinema

Nos finais dos anos 40 do século XX, André (Paulo Pires) vê-se forçado a abandonar o país depois de fugir da prisão. No Porto uns amigos apresentam-lhe o contrabandista Lambaça (Vítor Norte), que conhece bem a fronteira de Trás-os-Montes. André e Lambaça sentem inicialmente uma antipatia mútua mas ao longo de cinco dias e cinco noites, através de montes e vales, escondendo-se da guarda e da polícia política, vão acabar por desenvolver um sentimento de grande respeito e admiração.

"Cinco Dias, Cinco Noites" é uma magnífica adaptação ao cinema do romance homónimo de Manuel Tiago, pseudónimo de Álvaro Cunhal (1913-2005), sobre a odisseia de um jovem em fuga que nos finais dos anos 40 se vê obrigado a passar a fronteira a "monte" na companhia de um contrabandista.
José Fonseca e Costa assina um filme inteligente e sensível, que é acima de tudo uma subtil evocação de um país dominado por um regime que obrigou muitos à fuga e ao exílio, bem como uma fascinante história de amizade entre dois homens oriundos de universos distintos que no meio da adversidade acabam por descobrir uma mútua admiração. Um belo filme de Fonseca e Costa que conta com um grande trabalho de fotografia de Affonso Beato e duas excelentes interpretações a cargo de Vítor Norte e Paulo Pires.

Ficha Técnica

Título Original
Cinco Dias, Cinco Noites
Intérpretes
Vítor Norte, Paulo Pires, Ana Padrão, Canto e Castro, Teresa Roby, Miguel Guilherme.
Realização
José Fonseca e Costa
Produção
Paulo Branco
Autoria
José Fonseca e Costa e Jennifer Field baseado no romance de Manuel Tiago
Música
António Pinho Vargas
Ano
1996
Duração
87 minutos