Pandora
Filme do cineasta António da Cunha Telles que conta a história de um triângulo amoroso
Filme do cineasta António da Cunha Telles com Philippe Léotard, Fanny Cottençon, Inês de Medeiros, João Grosso e Pedro Hestnes.
Pandora também conhecido como "Setembro e Uma Ternura Confusa" conta a história de um triângulo amoroso. Quando reencontra o seu amante ocasional Raul, Elsa tem como hóspede a jovem Teresa e os três acabam por se envolver numa relação cruzada que a perturba profundamente.
Lisboa, início de setembro. Elsa (Fanny Cottençon) hospeda Teresa (Inês de Medeiros), uma jovem rapariga de vinte e poucos anos, no quarto da filha Inês que foi passar férias com o pai. As duas mulheres saem para a noite. No Frágil, um bar de Lisboa, encontram Raul (Philippe Léotard) um amante ocasional de Elsa, marinheiro solitário de passagem por Lisboa que tem um barco chamado Pandora. Elsa volta a ter uma noite maravilhosa com Raul. Ao sair, Raul vê o corpo juvenil de Teresa e Elsa percebe nesse olhar a atração que desperta. Elsa fará tudo o que Raul quiser e é assim que acorda uma manhã, no barco de Raul, e vê o corpo nu de Teresa adormecido ao seu lado. Elsa fecha os olhos com desgosto, no prenúncio de um setembro brutal.
Espancamento, doença terminal, suicídio, naufrágio e morte agitarão os últimos dias do mês.
Até que uma paz estranha e silenciosa volta a governar a vida dos sobreviventes.
Ficha Técnica
- Título Original
- Pandora - Setembro e Uma Ternura Confusa
- Intérpretes
- Alexandre de Sousa, Ana Louro, António Victorino d´Almeida, Fanny Cottençon, Fátima Veiga, Inês de Medeiros, Jean-Louis Airola, João Franco, João Grosso, Katia Melo, Pedro Hestnes Ferreira, Philippe Léotard, Priscila, Rui Simões
- Realização
- António da Cunha Telles
- Produção
- Companhia de Filmes do Príncipe Real e C.T.N. Productions (Paris)
- Autoria
- Argumento: António da Cunha Telles, Gisela da Conceição, Leopoldo Serran
- Música
- Philippe Servain
- Ano
- 1994
- Duração
- 76 minutos