EL CHE, O REVOLUCIONÁRIO
Uma reconstituição do derradeiro esforço revolucionário de Che Guevara na Bolívia.
Ernesto Guevara Unch, mais conhecido como El Che, escreve uma carta a Fidel Castro renunciando a todos os seus cargos no governo de Cuba. Em Abril de 1966, Che, está na Bolívia a comandar os guerrilheiros que lutam para derrubar o general Barrientos. As acções subversivas e a falta de meios condicionam a luta e e, 1967 Che é apanhado numa emboscada do exército que o abate a tiro no local e faz desaparecer o corpo, na esperança que o seu nome não se transformasse numa lenda.
“El Che-O Revolucionário” é uma reconstituição dos últimos tempos da vida de Che Guevara na Bolívia. Anibal di Salvo constrói o retrato de um homem determinado e visionário que trocou o governo de Cuba pela acção revolucionária, Um guerrilheiro convicto e militante disposto a orientar os revolucionários bolivianos a mudar o seu país, tal como tinha feito ao lado de Fidel, que acabou por morrer às mãos do exército sem ter conseguido o seu objectivo. Porém, ao contrário do que desejavam os militares bolivianos, a sua quase secreta execução e incerta sepultura, transformaram-no num dos ícones e mitos revolucionários mais célebres da segunda metade do século XX.
Ficha Técnica
- Título Original
- EL CHE
- Intérpretes
- Miguel Ruiz Diaz, Hugo Arana, Ulises Dumont, Alejo Garcia Pintos, Emilia Mazer, Federico Olivera, Andrea Pietra, Alícia Bruzzo.
- Realização
- Anibal di Salvo
- Produção
- Marco David
- Autoria
- Agustin Perez Pardella
- Música
- Horacio Malvicino
- Ano
- 1997
- Duração
- 83m (cor) minutos