PROFISSÃO VIGARISTA
Um dos mais talentosos directores de fotografia assina uma primeira obra inteligente e divertida sobre os meandros da grande arte da vigarice
Pat regressa a casa para o funeral do pai, um americano de origem irlandesa que casou fora da sua comunidade e foi por isso votado ao ostracismo. A dita comunidade vive da vigarice organizada e Pat sente que se deve integrar para de certa forma ¿limpar¿ o nome do pai. Bokky, o mais notável vigarista da comunidade, encarrega-se da ¿educação¿ do jovem Pat nas artes do ¿golpe¿. Pat apaixona-se pela filha do chefe do clã, o que cria alguma tensão, e tenta vigarizar, com o apoio do veterano Double D, um poderoso gangster, o que se vai revelar altamente perigoso.
Jack Green, que é um dos mais talentosos directores de fotografia da actualidade e regular colaborador de Clint Eastwood, assinou um inteligente e divertido filme sobre histórias de vigarice no seio da comunidade irlandesa da América. Aparentemente baseado em factos verídicos, ¿Profissão:Vigarista¿ narra as desventuras de um jovem que regressa à comunidade que o seu falecido pai deixou, ao casar fora dela, para se iniciar e integrar na ¿arte do golpe¿. Green explora com humor, sensibilidade e ironia todo o pitoresco de uma comunidade com bizarros costumes e tradições, cujo criminoso modo de vida é considerado como um direito de nascimento. Com Bill Paxton, Mark Wahlberg e Julianna Margulies nos principais papéis, uma mais do que auspiciosa primeira obra de um veterano e grande senhor do cinema.
Ficha Técnica
- Título Original
- TRAVELLER
- Intérpretes
- Bill Paxton, Mark Wahlberg, Julianna Margulies, James Gammon, Luke Askew, Nikki Deloach, Danielle Wiener, Michael Shaner.
- Realização
- Jack Green
- Produção
- Bill Paxton, Brian Swardstrom, Mickey Liddell e David Blocker
- Autoria
- Jim McGlynn
- Música
- Andy Paley
- Ano
- 1996
- Duração
- 98m (cor) minutos