A Vida Sonhada dos Anjos
Duplo prémio de interpretação feminina em Cannes para este amargo retrato de um quotidiano europeu.
Em Lille duas raparigas de 20 anos, Isa e Marie, conhecem-se por mero acaso. Isa vende postais e aceita um trabalho numa fábrica têxtil. Aí conhece Marie e muda-se para o apartamento onde ela vive, cuja inquilina está no hospital em coma devido a um acidente. Isa é uma rapariga alegre, generosa e curiosa. Marie, pelo contrário, é introvertida, selvagem e revoltada. As duas tornam-se inseparáveis, apesar das grandes diferenças de carácter que as separam. Quando Marie conhece o dono de um "night-club" a sua amizade com Isa começa a perder importância face à perspetiva de uma vida com dinheiro. Isa, porém, tenta avisar Marie de que este romance é uma ilusão que no fim a irá ferir. Mas Marie não dá ouvidos à sua amiga e as coisas tomam rumos inesperados.
"A Vida Sonhada dos Anjos" foi um dos filmes que fizeram sensação no Festival de Cannes de 1998, tendo conquistado um duplo prémio de Interpretação Feminina para as suas duas protagonistas, Elodie Bouchez e Natacha Régnier, bem como o ¿César¿ de Melhor Filme do Ano. Um drama realista construido sobre a caótica amizade de duas jovens mulheres à deriva na cidade de Lille, que termina de forma trágica. Uma excelente primeira longa metragem de Érick Zonca, que cria de forma dura, direta e sensível uma espécie de crónica documental sobre a vida, a amizade, a cumplicidade, as vicissitudes, as alegrias, as tristezas e as surpresas de duas mulheres à deriva numa cidade fria e cinzenta. O retrato de um quotidiano europeu sem charme e sofisticação, que assenta acima de tudo em duas admiráveis personagens que lutam pelos seus meios por uma vida melhor e com sentido, construido com grande sensibilidade e inteligência por Zonca, ele próprio um ser errante que viveu vários anos de pequenos expedientes nos Estados Unidos até conseguir realizar filmes publicitários e regressar a França.
Ficha Técnica
- Título Original
- La Vie Revée Des Anjes
- Intérpretes
- Élodie Bouchez, Natacha Régnier, Grégoire Colin, Jo Prestia, Patrick Mercado, Francine Massenhave, Zivko Niklevski, Murielle Colvez, Lyazid Quelhadj, Frédèrique Hazard.
- Realização
- Érick Zonca
- Produção
- François Marquis e Michel Saint Jean
- Autoria
- Érick Zonca e Roger Bohbot
- Música
- Yann Tiersen
- Ano
- 1998
- Duração
- 109 (cor) minutos