Programas tv

PAU DE SANGUE

Imagem de PAU DE SANGUE

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Uma fábula surpreendente de Flora Gomes sobre a simplicidade e riqueza da vida tradicional em África.

Numa remota aldeia de África, uma mulher dá à luz gémeos. Imediatamente são plantadas duas árvores, como é tradição. Um dos gémeos, Dou, deixa a aldeia e regressa por ocasião da morte do seu irmão. Uma das árvores morre também, parecendo ditar o destino da comunidade, a braços com a seca, que parte em busca de uma vida melhor. O êxodo resulta num enorme sofrimento para todos que acabam por regressar ao ponto de partida e ao encontro de uma esperança renascida.

O cineasta da Guiné-Bissau Flora Gomes já tinha comprovado a sua qualidade de grande cronista do quotidiano do seu país, primeiro de forma assumidamente documental em "Mortu Nega" e depois na hábil combinação do retrato sócio-político com o melodrama romântico em "Os Olhos Azuis de Yonta". Agora, com "Pau de Sangue", Gomes acrescenta uma nova dimensão ao seu cinema, a de fascinante contador de fábulas. Porém, fábulas realistas, alicerçadas na realidade da África moderna em desarmonia com a África tradicional, onde o povo é sempre a maior vítima. A história dos dois irmãos e das duas árvores, dos nascimentos celebrados com a plantação de árvores, ou seja, a harmonia do Homem com a Natureza na África profunda e tradicional, é o que Gomes coloca em destaque neste seu fascinante, sensível e inteligente conto africano, que passa para lá das artificiais fronteiras do rescaldo colonial. Gomes celebra a África e a sua cultura ancestral, a sua simplicidade perdida e o seu espírito de comunidade, curiosamente numa co-produção entre dois países africanos, Guiné-Bissau e Tunísia, e dois países europeus, França e Portugal. Destaque para o belíssimo trabalho de direcção de fotografia, da autoria de Vincenzo Marano.

Ficha Técnica

Título Original
PO DI SANGUI
Intérpretes
Ramiro Naka, Edna Évora, Adama Kouyaté, Bia Gomes, Dadu Cissé, Dulcenia Bidjanque, Djuco Bodjan, Edna das Neves, Jorge Quintino Biaguê, Ipatia Karina de Sá Silva.
Realização
Flora Gomes
Produção
J. P. Gallepe
Autoria
Anita Fernandez E Flora Gomes
Música
Pablo Cueco
Duração
87m (cor) minutos