Casameto Escandaloso
Uma das mais geniais comédias de Cukor que é também um prodigioso jogo de representação, magistralmente servido por Katherine Hepburn, Cary Grant e James Stewart.
Tracy, há dois anos divorciada de Dexter, prepara-se para voltar a casar com um dos elementos das melhores famílias de Filadélfia. Dexter, que agora está ligado a uma revista de escândalos, aparece em casa de Tracy com um casal amigo, na verdade dois jornalistas, para fazer a cobertura do evento. Tracy não está disposta a aceitar aquela invasão de privacidade, mas Dexter obriga-a a aceitar tudo ameaçando publicar um artigo escandaloso sobre o pai dela. Furiosa com a chantagem, Tracy monta uma imaginativa encenação com a sua irmã. Ao longo do dia, um estranho e complexo jogo de revelações, equívocos e confissões vai unir este pequeno grupo e ditar inesperadas reviravoltas, a começar pelo facto de Dexter perceber que continua apaixonado por Tracy.
Katharine Hepburn alcançou um êxito estrondoso na Broadway como protagonista da peça de Philip Barry e Hollywood teve de negociar com ela a versão para cinema, e sujeitar-se a todas as suas exigências, já que Hepburn tinha assegurado todos os direitos de adaptação. Um facto invulgar no limiar dos anos 40, que acabaria por transformar "Casamento Escandaloso" num dos grandes e memoráveis filmes americanos de sempre. Por sua imposição a realização foi entregue a George Cukor e os principais papéis masculinos a Cary Grant e James Stewart. O resultado foram seis nomeações para os Oscares da Academia de Hollywood, tendo vencido nas categorias de Melhor Argumento e Melhor Ator Secundário para Stewart, uma das mais portentosas comédias românticas dos anos 40 e uma das incontestáveis obras-primas da carreira de Cukor. Um filme admirável, irresistível e a vários títulos deslumbrante, construído sob o signo da representação e do disfarce, que 61 anos depois nada perdeu do seu fascínio, graça, charme e inteligência.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Philadelphia Story
- Intérpretes
- Katharine Hepburn, Cary Grant, James Stewart, Ruth Hussey, John Howard, Mary Nash, Virginia Weidler, John Halliday, Roland Young.
- Realização
- George Cukor
- Produção
- Joseph L. Mankiewicz
- Autoria
- Donald Ogden Stewart
- Música
- Franz Waxman
- Ano
- 1940
- Duração
- 108 (pb) minutos