A Tempestade da Terra
Moçambique revisitado com nostalgia e sensibilidade num envolvente drama psicológico com Maria de Medeiros
Lena, uma rapariga portuguesa, cresce em Lourenço Marques antes do 25 de Abril, com os pais. O seu maior amigo desses tempos é Ningo, um criado negro, com quem a garota faz um pacto de sangue. Mais tarde apaixona-se por Jorge e fica chocada ao saber que ele pertence à PIDE. Na sequência de uns tumultos, Lena é presa. Libertada no 25 de Abril desaparece sem deixar rasto e a sua mãe pede a Ningo que a encontre.
"A Tempestade da Terra" é um melodrama sinuoso e envolvente sobre o percurso de uma mulher desde os tempos de criança em Moçambique, nos tempos coloniais, até à idade adulta, no pós-25 de Abril. Uma vida plena de acontecimentos marcantes, em que ela e um criado negro estabelecem um elo de amizade que passa para além do tempo, das divergências políticas ou dos acidentes da História. Fernando d´Almeida e Silva constrói um belo drama psicológico, onde se reflete de forma inteligente e sensível uma genuína nostalgia de África, do seu particular espaço, cor, luz e atmosfera e, sobretudo, das suas gentes, costumes e rituais. Destaque para a fotografia de Acácio de Almeida e para a presença de Maria de Medeiros na protagonista.
Ficha Técnica
- Título Original
- A Tempestade da Terra
- Intérpretes
- Maria de Medeiros, Ângelo Torres, João Grosso, José Wallenstein, João Lagarto, Eugénia Bettencourt, José Eduardo, Ana Padrão, Rogério Samora.
- Realização
- Fernando d¿Almeida e Silva
- Produção
- Paulo de Sousa
- Autoria
- Fernando d¿Almeida e Silva e Luís Carlos Paraquim
- Música
- Ramon Galarza
- Ano
- 1997
- Duração
- 116 (cor) minutos