JOGO DE LÁGRIMAS
Uma incrível história de subversão dos sexos que é, também, uma inesperada fábula romântica
Jody, um soldado negro inglês, é raptado na Irlanda do Norte por um grupo do IRA. Jody, apesar das divergências e da sua difícil situação, vai fazendo confidências a um dos seus captores, Fergus, e entre os dois nasce uma inesperada amizade. Jody acaba por morrer na sequência de uma tentativa de fuga e Fergus sente que tem de fazer algo para honrar a amizade que o ligou a Jody. Este pediu sempre a Fergus que tomasse conta de Dil, a cabeleireira e cantora com quem vivia em Londres, caso viesse a morrer. Fergus vai assim ao encontro de Dil e descobre uma mulher bela, sedutora e melancólica com quem acaba por se envolver amorosamente. Fergus encontra assim, naquela inesperada paixão pela mulher do homem de cuja morte foi indirectamente responsável, uma espécie de redenção. Mas Dil também não era em absoluto a mulher que Fergus imaginava. E a verdade sobre a natureza dela foi o maior choque da vida de Fergus.
"Jogo de Lágrimas" foi um inesperado êxito mundial de bilheteira a que não é certamente alheio o facto de ter recebido seis nomeações para os Oscares de Hollywood. Grande realização do irlandês Neil Jordan "Jogo de Lágrimas" foi o tal filme que apesar de não ser propriamente um policial de crime e mistério gerou à sua volta uma espécie de pacto de silêncio no sentido de não revelar a sua grande e inesperada surpresa, em torno da qual aliás assenta todo o seu fascínio. Jordan começa no registo de um thriller político, passa pela história de amor envolvente e acaba nos domínios da total subversão dos sexos. Tudo isto construído com um domínio narrativo admirável e uma engenhosa teia de ilusões e equívocos que levou "Jogo de Lágrimas" a ser considerado como uma espécie de fábula moderna de cariz psicológico, erótico e emocional onde se provava definitivamente que "os homens brancos sabiam saltar". Destaque para as excelentes interpretações de Stephen Rea, Forest Whitaker e do surpreendente estreante Jaye Davidson, cujo papel deixou a Academia de Hollywood na dúvida da categoria para que devia ser nomeado.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE CRYING GAME
- Intérpretes
- Stephen Rea, Forest Whitaker, Jaye Davidson, Miranda Richardson, Adrian Dunbar, Breffini McKenna, Joe Savino, Birdie Sweeney.
- Realização
- Neil Jordan
- Produção
- Stephen Wooley
- Autoria
- Neil Jordan
- Música
- Anne Dudley
- Ano
- 1992
- Duração
- 108m (cor) minutos