OITO MULHERES E MEIA
Fellini, as mulheres, o sexo, os fantasmas masculinos, o incesto homossexual, os costumes orientais e a decadência moral, segundo Peter Greenaway.
Um banqueiro sexagenário herda salões de jogo no Japão e perde, inesperadamente, a mulher na Suíça. O seu filho regressa do Japão e, para o consolar e ajudar a recuperar o gosto pela vida, vai para a cama com ele, inicia-o no gosto pelos filmes de Fellini e juntos lançam-se numa alucinante fruição de prazer, reunindo oito belas mulheres e uma outra sem pernas na sua mansão de Genebra. Entregam-se a um sem número de fantasias sexuais que acabam com a morte do pai e o isolamento do filho.
Peter Greenaway é um dos mais sui generis autores cinematográficos europeus, quase sempre fascinante, frequentemente desconcertante e marcadamente barroco, excessivo, delirante e invulgar. Mestre nas decorações sofisticadas e sumptuosas, os seus filmes têm uma inconfundível dimensão de hábil fusão pictórica, arquitectónica, literária e filosófica que, invariavelmente, o transformaram num realizador que suscita as paixões mais extremas. Greenaway nunca gera indiferença e esta pessoalíssima variação sobre Fellini, as mulheres, o sexo, os fantasmas masculinos, o incesto homossexual, os costumes orientais ou a decadência moral também não passará sem reacções radicais. Tecnicamente, ¿Oito Mulheres e Meia¿, é um novo triunfo do estilo visual de Greenaway, a que não será alheio o trabalho de mestre Sacha Viderny na direcção de fotografia.
Ficha Técnica
- Título Original
- EIGHT & HALF WOMEN
- Intérpretes
- John Standing, Matthew Delamere, Vivian Wu, Amanda Plummer, Shizuka Inoh, Barbara Sarafian, Kirina Mano, Toni Collette.
- Realização
- Peter Greenaway
- Produção
- Kees Kasander
- Autoria
- Peter Greenaway
- Música
- Jean-Baptiste Barriere
- Ano
- 1999
- Duração
- 116m (cor) minutos