Corre Lola Corre
Uma divertida e engenhosa comédia com três distintas abordagens da mesma situação.
Em Berlim, Lola de 20 anos, recebe um telefonema desesperado do seu namorado Manni. Este perdeu 100 mil marcos no metropolitano, que lhe foram confiados pelo seu patrão para o pagamento de uma transação. Tem 20 minutos para arranjar o dinheiro e Lola lança-se numa louca correria para o ajudar. Começa por ir ter com o pai, quadro de um banco, mas nada consegue, enquanto Manni assalta um supermercado. Ao chegar junto dele, Lola é morta pela polícia. Mas também, pode ser que Lola decida ela própria assaltar o banco do pai e, nesse caso, é Manni que morre. Ou então, Lola ganha ao jogo os 100 mil marcos, Manni recupera o dinheiro perdido e os dois resolvem todos os problemas com um substancial lucro.
?Corre Lola Corre? é uma divertida e engenhosa comédia alemã de Tom Tykwer, que conquistou uma prestigiada nomeação para o Oscar do Melhor Filme de Língua Estrangeira. Tykwer constrói um filme em permanente movimento sobre uma jovem mulher que corre sem parar pelas ruas de Berlim na esperança de conseguir arranjar 100 mil marcos para salvar o namorado de graves problemas. Uma correria de consequências distintas consoante a opção que ela vai tomando pelo caminho: pedir dinheiro ao pai, assaltar um banco ou ganhar ao jogo. Mas estas três opções são alternativas dentro do mesmo contexto de espaço e acção, modificando profundamente o curso dos acontecimentos em jogo. Tykwer serve-se deste hábil artificialismo narrativo para criar três hipóteses da mesma situação num belo exercício de argumento e escrita cinematográfica, servido por um envolvente sentido de humor e, sobretudo, por uma excelente interpretação da atlética Franka Potente, a fazer justiça ao seu nome.
Ficha Técnica
- Título Original
- Lola Rennt
- Intérpretes
- Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Armin Rohde, Joachim Krol, Heino Ferch, Nina Petri, Suzanne von Borsody.
- Realização
- Tom Tykwer
- Produção
- Stefan Arendt
- Autoria
- Tom Tykwer
- Música
- Tom Tykwer, Johnny Klimek e Reinhold Heil
- Ano
- 1998
- Duração
- 77 (cor) minutos