Programas tv

Mrs.DALLOWAY

Imagem de Mrs.DALLOWAY

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Um romance de Virginia Wolf excelentemente adaptado ao cinema pela holandesa Marleen Gorris com Vanessa Redgrave.

Londres, 1923. Clarissa Dalloway compra flores para uma uma festa que vai dar nessa noite. Pelo caminho recorda os seus tempos de juventude em Bourton quando o jovem Peter Walsh a pediu em casamento. Porém, Clarissa acabou por casar com Richard Dalloway mas continua a sentir que Peter ainda a perturba, ao fim de tantos anos. Peter, tinha-lhe telefonado no dia anterior, encontrando-se de novo em Londres após um longo período na Índia. Entretanto, um veterano da Grande Guerra, vítima de uma situação pós-traumática e com qauem Clarissa se cruza na rua, suicida-se. A festa decorre sem sobressaltos mas Clarissa sabe que a sua vida é um longo e desinteressante trajecto pós-traumático que um dia a pode levar a uma atitude tão brutal e definitiva como a do traumatizado vetereno da guerra.

“Mrs. Dalloway” é uma excelente adaptação ao cinema do romance de Virgina Wolf que a cineasta holandesa Marleen Gorris realizou, a actriz e argumentista Eileen Atkins escreveu e Vanessa Redgrave interpretou. Obra, por excelência, no feminino, “Mrs, Dalloway” é um complexo relato intimista sobre a vida de uma mulher na Inglaterra do início dos anos 20, ainda profundamente marcada pela Grande Guerra, que revê, recorda e perspectiva o seu passado em função do seu presente. Um estranho jogo de cruzamentos psicológicos e emocionais entre uma mulher que sabe o que é e como vive mas que nunca deixou de imaginar a mulher que podia ter sido. Vanessa Redgrave é admirável no principal papel deste amargo e irónico filme por onde passam temáticas tão distintas como o suicídio ou a homossexualidade.

Ficha Técnica

Título Original
Mrs.DALLOWAY
Intérpretes
Vanessa Redgrave, Natascha McElhone, Rupert Graves, Michael Kitchen, Alan Cox, Sarah Badel, Lena Headay, John Standing, Robert Portal, Oliver Ford Davies.
Realização
Marleen Gorris
Produção
Stephen Bayly e Lisa Katselas Paré
Autoria
Eileen Atkins
Música
Ilona Sekacz
Ano
1997
Duração
93m (cor) minutos