Programas tv

A VIDA É UM ROMANCE

Imagem de A VIDA É UM ROMANCE

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Uma extravagância cinematográfica de mestre Resnais, em tom de fábula musical, que é uma fascinante reflexão sobre a educação, a imaginação e a utopia

Em 1919 o conde Forbek reune-se com um grupo de amigos no seu castelo inacabado, onde se entrega a uma invulgar experiência de reeducação com o objectivo de alcançar a felicidade para todos. Em 1982 o castelo do conde, que é agora uma escola, vai ser palco de um colóquio sobre "A Educação da Imaginação". Uma série de educadores reunem-se para reflectir sobre a educação, o ensino, a imaginação, a liberdade, o amor e as crianças. Estas que por seu lado também se encontram no castelo do conde vão construindo uma história de princesas, cavaleiros e dragões ao sabor da sua imaginação.

Alain Resnais volta a reunir-se com Jean Gruault, o argumentista de "O Meu Tio da América" para criar esta inesperada e insólita extravagância intitulada "A Vida é um Romance". Uma reunião de educadores num seminário para discutirem temas variados ligados à Educação da Imaginação, onde igualmente um grupo de crianças vai construindo uma história de pura fantasia aventureira. No mesmo castelo, onde há sessenta anos um conde visionário tentou encontrar a fórmula da felicidade. Tudo isto, é o pretexto para Resnais criar mais uma das suas fraccionadas narrativas onde o passado e o presente, a realidade e a ficção se fundem em mais um fascinante trabalho. Resnais constrói mesmo uma série de quadros musicais neste filme verdadeiramente ¿sui generis¿ na sua obra, em que três histórias distintas se cruzam e complementam numa fantasia plena de humor e inteligência que é no limite uma delirante reflexão sobre a imaginação, a utopia e a educação. Destaque para um notável elenco onde se contam os nomes do cantor de ópera Ruggero Raimondi, Vittorio Gassman, Geraldine Chaplin e Fanny Ardent.

Ficha Técnica

Título Original
LA VIE EST UM ROMAN
Intérpretes
Vittorio Gassman, Ruggero Raimondi, Géraldine Chaplin, Fanny Ardent, Pierre Arditi, Sabine Azéma, Robert Manuel, Martine Kelly.
Realização
Alain Resnais
Produção
Philippe Dussart
Autoria
Jean Gruault
Música
M. Philippe-Gérard
Ano
1983
Duração
106m (cor) minutos