Aldeias do Xisto representam Portugal em feira internacional de design

por Lusa

Coimbra, 24 abr (Lusa) - As Aldeias do Xisto vão representar Portugal na feira internacional de design e arte EUNIQUE, em Karlsruhe, Alemanha, de 08 a 10 de maio, levando consigo produtos inspirados na identidade do interior do país, mas com uma abordagem contemporânea.

Taças inspiradas em formas de vegetais, botas que se baseiam na técnica da enxertia, joalharia que recorre à imagem das dedeiras usadas pelas ceifeiras ou jarras inspiradas na produção artesanal de queijo de cabra são alguns dos produtos que vão estar expostos no stand de 500 metros quadrados das Aldeias do Xisto na EUNIQUE e que resultam de um ano de trabalho, que envolveu alunos de escolas superiores de design, artesãos de 22 ateliês e uma equipa de design.

O projeto, intitulado "Agricultura Lusitana", convidou alunos, artesãos e uma equipa de design a imergirem na identidade e património cultural das aldeias do xisto, olhando para a agricultura não como atividade produtiva, mas para "o seu potencial de relação das pessoas com os lugares que habitam", sublinhou Rui Simão, coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), entidade organizadora da iniciativa.

A partir dessa ligação com "o interior de Portugal", os participantes foram desafiados a levar essa identidade para "uma modernidade e contemporaneidade, que não deixa de ser rural e profunda", sublinhou.

Daí, surgiram "produtos representativos da identidade do povo, mas com uma sofisticação" condizente com a atualidade e dirigidos ao mercado nacional e internacional, apontou Rui Simão, referindo que foram criados objetos utilitários e decorativos, a partir de materiais como a cerâmica, madeira, vidro, metal ou cabedal, entre outros.

Para além dos produtos criados por artesãos e alunos do ensino superior, vai também estar no espaço da EUNIQUE um vídeo sobre as aldeias do xisto, instalações, um bar com produtos nacionais e música, querendo a ADXTUR que o visitante abrace "um conjunto de diferentes texturas, cores, cheiros e sabores".

"Estudámos antropologia e etnografia, para uma imersão numa identidade e numa memória, e a partir daí começámos a construir uma nova realidade", sublinhou o diretor artístico do projeto, João Nunes.

Apesar de o design surgir "numa perspetiva muito urbana", a dimensão rural "tem um potencial gigantesco", importante até para "o desenvolvimento económico e social do país", apontou.

"Temos, em Portugal, capacidade para fazer e para fazer utilizando a nossa identidade e memória", defendeu João Nunes.

Esta é a terceira participação consecutiva das Aldeias do Xisto na EUNIQUE, tendo as anteriores tido como temas "Água Musa", em 2013, e "L4 Craft", em 2014.

O projeto foi financiado pelo Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos e tem o apoio da secretaria de Estado da Cultura, da Embaixada Portuguesa em Berlim, do Consulado Geral de Estugarda e do Turismo Centro de Portugal.

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