Cascas de caracóis voltam a iluminar o Reguengo do Fetal

por RTP

A tradição volta a cumprir-se no primeiro domingo de outubro na freguesia do Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, com a realização da tradicional festa em Honra de Nossa Senhora do Fetal. Ponto alto das festas para a realização das procissões noturnas com as tão esperadas iluminações com cascas de caracóis que este ano vão ter lugar nos dias 27 de setembro e 5 de outubro, e onde, como em anos anteriores, são esperados milhares de visitantes.

No primeiro domingo de outubro, dia seis, irá decorrer em Reguengo do Fetal a tradicional festa em Honra de Nossa Senhora do Fetal.

Mantendo-se a tradição, na sexta-feira da semana anterior, dia 27 de setembro, realiza-se a primeira procissão noturna com inicio na Igreja Matriz e num percurso com cerca de 800 metros até ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal, regressando à Igreja Matriz com a Imagem de Nossa Senhora do Fetal no seu trono.

No sábado da semana seguinte, dia 5 de outubro, volta a ter lugar uma nova procissão levando-se a Imagem da Virgem de novo para o seu Santuário.

Ambas as procissões, noturnas, ocorrem cerca das 21 horas e serão abrilhantadas com diversas iluminações realizadas com milhares de cascas de caracóis que colocadas ao longo do percurso e em locais afastados, mas bem visíveis, produzem um belo espetáculo visual devido às belas imagens criadas pela imaginação das muitas pessoas que colaboram na realização do evento.

Após os eventos religiosos haverá arraial e animação musical no Largo da Praça da Fonte.

Este ano irá decorrer também um concurso de fotografia sob o tema “Festa dos Caracóis" com as fotografias a concurso a serem registados nos dias 27 de setembro e 5 de outubro com a data limite de 22 de outubro para entrega dos trabalhos.
A história do Reguengo do Fetal
A Freguesia de Reguengo do Fetal, pelos diversos relatos chegados aos nossos dias, era uma freguesia rural em que a quase totalidade da sua população se dedicava à agricultura.

Produzia-se principalmente vinho, cereais e azeite. O azeite, para além dos normais fins alimentares, era também utilizado nas candeias como combustível para iluminação.

À semelhança das candeias eram utilizadas como recipiente as cascas de caracóis, que com um pequeno pavio substituíam as tradicionais candeias.

É desta forma que são feitas as maravilhosas iluminações.

A origem desta tradição remonta aos séculos passados, tendo nos últimos anos, fruto de muito trabalho, da colaboração das diversas entidades e muitos particulares, sofrido um grande impulso que tem atraído ao Reguengo do Fetal
inúmeros visitantes.

No dia 6 de outubro, pelas 11 horas, inicia-se a procissão na Igreja Matriz embelezada pelas tradicionais ofertas com bolos de perna, palmas e as famosas cavacas do Reguengo.

Pelas 11,30 horas realiza-se a eucaristia no Santuário da Senhora do Fetal seguindo-se arraial.
Tópicos
pub