Procissão dos Caracóis leva milhares às festas no Reguengo do Fetal

por RTP
Iluminação com caracóis este sábado no Reguengo do Fetal DR

A localidade do Reguengo do Fetal prepara-se para receber este fim-de-semana milhares de visitantes em busca da oportunidade de observar ao vivo uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal.

Uma semana e um dia depois do primeiro cortejo que trouxe Nossa Senhora do Fetal até à vila do Reguengo do Fetal iluminada por milhares de cascas de caracóis, este sábado a cena repete-se, agora com a grandiosidade de quem assinala o regresso da imagem da Senhora do Fetal ao Santuário e o encerramento das festas daquela tradicional localidade do concelho da Batalha.

A procissão noturna iluminada com cascas de caracóis cheias com azeite será o ponto alto das festividades quando este sábado entre oito a dez mil cascas daqueles moluscos substituírem a iluminação artificial da localidade ao longo dos cerca de 800 metros que vão levar os milhares de visitantes em procissão no regresso da imagem da Senhora do Fetal da igreja paroquial ao seu Santuário situado na Ermida do Fetal.

A iluminação com cascas de caracóis não se limita, no entanto, ao percurso limitado dos cerca de 800 metros entre o centro da localidade e o Santuário já que os habitantes locais realizam também autênticas obras artísticas com a iluminação das suas casas em alegados concursos na arte da colocação das cascas de caracóis iluminadas em desenhos alusivos às festividades da Senhora do Fetal.

Mas a iluminação estende-se ainda às colinas da freguesia o que proporciona aos visitantes que se integrarem na procissão a oportunidade de assistirem ao vivo a um espetáculo extra de luz já que são milhares as cascas de caracóis colocadas pelas colinas visíveis ao longo do percurso representando imagens alusivas às festas da Senhora do Fetal.

A imagem da Senhora do Fetal é uma escultura em pedra do séc. XVII, com pouco mais de dois palmos de altura, e que está no centro de peregrinações e de devoção mariana que noutros tempos foi considerado um dos santuários mais célebres da região.

A Ermida de Nossa Senhora do Fetal foi construída em 1585 graças “às esmolas dos fiéis”, podia ler-se numa inscrição existente no local onde outra Ermida tinha sido construída mas da qual já não existem vestígios nos dias de hoje.

A devoção a Nossa Senhora do Fetal deve-se a uma lenda, segundo a qual, uma jovem pastora que guardava o gado chorava porque tinha fome, tal como as suas ovelhas. Ter-lhe-á aparecido Nossa Senhora que a mandou pedir pão à mãe: «Diz-lhe que uma mulher te mandou dizer-lhe que está pão na arca». E assim aconteceu, a arca encontrava-se repleta de pão.
500 anos da Freguesia do Reguengo do Fetal

A Paróquia/Freguesia de Reguengo do Fetal comemorou no passado dia 24 de junho 500 anos de existência, o que tem levado à realização de diversos eventos durante o ano, uma data que faz com que este ano de comemorações as Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal tenham maior grandiosidade em termos de realizações artísticas e culturais.

Foi dentro dessa vasta oferta cultural que no passado dia 30 de setembro foi lançado no Centro Pastoral Nossa Senhora dos Remédios, em Reguengo do Fetal, pelo Município da Batalha, a Freguesia e Paróquia de Reguengo do Fetal o DVD Documental “Procissão dos Caracóis – Festa de Nossa Senhora do Fetal” e ainda a obra da autoria do Professor Doutor Saul António Gomes intitulada “Reguengo do Fetal – Documentos Históricos”.

Para os amantes das festas populares este fim-de-semana traz ainda um arraial popular, a realizar no sábado à noite na Praça da Fonte logo a seguir à procissão, e ainda no domingo o arraial prolonga-se a partir das 13 horas com um concerto pela Filarmónica das Cortes e a atuação das Concertinas da Barrenta.

Tópicos
pub