Coimbra recebe mostra de filmes amadores oriundos de arquivos familiares

| Cultura

Coimbra vai receber uma extensão da Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, entre o dia 24 de maio e 07 de junho, dando a conhecer filmes amadores e caseiros, feitos em contexto familiar, e depositados na Videoteca de Lisboa.

A extensão da mostra em Coimbra, realizada numa parceria entre o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC) e o Arquivo Municipal de Lisboa, vai contar com sessões a 24 e 31 de maio e 07 de junho, no mini-auditório Salgado Zenha.

"São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas", a história de Lisboa "ou do país", sublinha a nota de imprensa do CEC/AAC enviada à agência Lusa.

A mostra convida criadores a trabalhar e produzir novas obras, a partir dos filmes presentes no Arquivo Municipal de Lisboa.

Em Coimbra, será exibido um filme de Catarina Alves Costa, em torno de registos familiares, com "inesperados espaços em branco" e "acasos".

Edgar Pêra utiliza filmes em ambientes como a praia, parques de campismo ou o Natal, com imagens da Revolução dos Cravos, e Margarida Cardoso mescla a leitura de textos do Diário de Lisboa com excertos de uma película de Wim Wenders e registos no Zoo.

A iniciativa conta ainda com a exibição de películas de Susana Nobre, de Margarida Leitão, de Jorge Cramez e Diogo Allen, e ainda um filme, intitulado "Save Project", de José Filipe Costa, com a participação de Paulo Diogo e Pedro Lacerda.

Num conjunto de várias exibições temáticas, pretende-se "exibir e discutir, de que forma a partilha e a recriação de memórias tão pessoais quanto as memórias familiares são possíveis de partilhar através da sétima arte", lê-se na nota do CEC/AAC.

A mostra é de entrada livre.

Tópicos:

Arquivos, Catarina Alves, Cramez, Revolução,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.