Festival Todos -- Caminhada de Culturas muda-se em 2012 para o Poço dos Negros

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 09 set (Lusa) -- O festival Todos -- Caminhada de Culturas, que se realiza há três anos consecutivos no Bairro da Mouraria, vai mudar-se em 2012 para a zona do Poço dos Negros, anunciou esta noite o presidente da autarquia de Lisboa.

António Costa presidiu à cerimónia de abertura da terceira edição do festival Todos, Caminhada de Culturas 2011, que irá decorrer até 11 de setembro, e assinou o protocolo de integração de Lisboa na Rede de Cidades Inter-Culturais do Conselho da Europa.

O Festival tem como principal objetivo lutar contra o estigma e a exclusão através de uma intervenção artística regular, conjugada com a reabilitação urbana e social.

"O mais importante neste três anos foi a descoberta de um bairro [Mouraria] desconhecido, que para muitos era um bairro maldito. Não é um bairro maldito, mas antes um dos mais bonitos de Lisboa e com mais potencial", disse o autarca à Agência Lusa.

"Este festival já tem continuadores aqui na Mouraria com a organização do Há Mundos na Mouraria e para o ano o Todos -- Caminhada de Culturas vai prosseguir num novo bairro onde vamos recomeçar a fazer o trabalho que aqui iniciamos", destacou António Costa.

No entender de Manuela Júdice, responsável pelo Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM) e uma das mentoras da iniciativa, a ida do Festival para o Poço dos Negros é um novo ciclo que se abre.

"É uma zona da cidade que também precisa de alguma intervenção urbana e de dar a conhecer a sua população, que nos últimos vinte anos mudou muito, mas que continua a ter muita diversidade cultural. Vamos trazer essa diversidade ao de cima e vive-la", afirmou Manuela Júdice.

Sobre o trabalho desenvolvido na Mouraria, a responsável pelo GLEM destaca o facto de agora "haver um maior convívio entre as várias comunidades", consequência de as pessoas que habitam o bairro e aquelas que o visitam "terem perdido muitos medos".

Para Robert Palmer, diretor geral de Cultura e Património do Conselho da Europa, Lisboa "é um exemplo para o resto do Continente Europeu no que diz respeito à salutar convivência de imigrantes" de vários países e diferentes etnias.

"Termos Lisboa a fazer parte da Rede de Cidades Inter-Culturais do Conselho da Europa, é para nós muito importante e gratificante", disse Robert Palmer.

O festival Todos -- Caminhada de Culturas decorre até 11 de setembro, envolve e mobiliza habitantes, trabalhadores, imigrantes e associações sedeadas no Eixo da Avenida Almirante Reis, Mouraria e Martim Moniz.

É uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM) e Academia de Produtores Culturais.

Tópicos
pub