Morreu George Martin, o quinto Beatle

Sir George Martin, conhecido como o quinto Beatle, morreu terça-feira em casa, aos 90 anos de idade. Foi um dos maiores produtores da história da música. Deixou marca em centenas de canções.

Jorge Almeida - RTP /
Rafael Perez - Reuters

Considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, George Martin, para além de deixar a sua marca em cada álbum dos Beatles, trabalhou também com músicos consagrados como Sting, Celine Dion, Gerry and the Pacemakers, Dame Shirley Bassey, Cilla Black, entre muitos outros.

O baterista dos Beatles, Ringo Starr, escreveu no Twitter: “Obrigado por todo o teu amor e ternura, George. Vamos sentir a tua falta”.
Ao longo da carreira musical, Goerge Martin produziu mais de 700 discos e arrecadou vários grammys. Em 1997 produziu o tema de Elton John “Candle in the Wind”, que se tornou o single mais vendido de todos os tempos.

Filho de um carpinteiro de Holloway, uma pequena cidade a norte de Londres, George Martin teve uma contribuição fundamental para o sucesso mundial dos Beatles como o produtor da Parlophone que ouviu pela primeira vez a banda de Liverpool numa cassete em 1962.

Lucy Nicholson - Reuters

Numa nota sobre o lendário produtor, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, descreveu George Martin como “um gigante da música”: “Ao trabalhar com The Beatles tornou eterna a música pop”.

Por sua vez, o repórter musical da BBC Mark Savage escreveu que “sem George Martin The Beatles teriam sido uma banda diferente”, enquanto o editor de arte da BBC, Wiliam Gompertz, considerou que ele foi um “visionário”.

Em reconhecimento da sua carreira musical, George Martin recebeu o título de Sir em 1996 e em 1999 entrou para a Rock and Roll Hall of Fame.
Tópicos
PUB