Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Morreu João Paulo Agrela, do Conjunto Académico João Paulo

por Agência LUSA
DR

João Paulo Agrela, membro do agrupamento musical Conjunto Académico João Paulo, formado nos anos 60 na Madeira, faleceu segunda-feira, informou o filho à Lusa.

O corpo do artista está em câmara ardente na igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Cova da Piedade, e o funeral realiza-se quarta- feira, às 14:00, no cemitério do Feijó.

O Conjunto Académico João Paulo, um dos mais populares grupos musicais portugueses dos anos 60, era constituído por João Paulo Agrela, Sérgio Borges (o vocalista), Carlos Alberto, Rui Moura e Gualberto, todos eles estudantes.

Antes da explosão do "rock" em Portugal, o Conjunto gravou versões de cantores de sucesso da altura como Adamo, Gilbert Bécaud e Charles Aznavour, mas são da sua autoria duas das canções que os tornaram mais conhecidos: "Hully Gully do Montanhês" e "Milena (a da Praia)".

O êxito do conjunto "impôs" a sua vinda da Madeira para Lisboa, onde o empresário Vasco Morgado o contratou para espectáculos no Teatro Monumental e a rádio emitia os seus trabalhos com regularidade.

A projecção do vocalista do grupo, que iniciou uma carreira a solo, acabaria por determinar o fim da carreira do conjunto, que tinha tido uma participação no Festival RTP da Canção, em 1966, com «Nunca Direi Adeus».

A Valentim de Carvalho editou em 1993 alguns dos êxitos do grupo num CD intitulado "Os grandes êxitos do Conjunto Académico João Paulo".

pub