Standard & Poor’s com dúvidas sobre esboço de Orçamento

por RTP

Foto: Brendan McDermid - Reuters

A agência de notação financeira junta-se a várias entidades que consideram as previsões do Governo português demasiado otimistas.

A Standard and Poor's estima que podem ser necessárias medidas adicionais para conter o défice e que essas medidas vão colocar em causa a estabilidade governativa.

Ainda assim, a agência reconhece o esforço do Executivo para consolidar as contas públicas.

Além da Standard and Poor's, outras duas agências de notação financeira mostraram-se cautelosas sobre o esboço de Orçamento do Estado disponibilizado pelo Governo.
"Desafio difícil"

A Fitch ameaça mesmo cortar o rating de Portugal se o Executivo falhar a redução do défice e a Moody's avisa que Portugal não pode voltar a cometer erros do passado.

As duas agências referem ainda que a redução do défice para 2,6 por cento é "um desafio difícil" e que as previsões de crescimento da economia são duvidosas.

Às várias agências que desconfiam das estimativas do esboço de Orçamento junta-se a União Europeia, que também revelou na quarta-feira as suas várias reservas e exige mais explicações e pormenores a António Costa e Mário Centeno, numa carta enviada a Lisboa.
pub