Um terço da riqueza gerada no mundo é depositado em paraísos fiscais

| Economia
Um terço da riqueza gerada no mundo é depositado em paraísos fiscais

A ver: Um terço da riqueza gerada no mundo é depositado em paraísos fiscais

A revelação de vários escândalos envolvendo algumas multinacionais e figuras públicas tem motivado cada vez mais atenção sobre o tema.

Luxleaks, Swissleaks, Chinaleaks, ficheiros off shore - são diversos os escândalos revelados nos últimos anos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Os jornalistas e analistas de vários países descobriram milhares de ficheiros secretos e analisaram-nos em base de dados especificas.
Seguir o rasto do dinheiro no mundo das off shores não é tarefa fácil. E é preciso recorrer a desenhos para facilitar a compreensão.

Este mundo opaco e até anónimo tem impacto directo e bem visível:
um terço da riqueza produzida no mundo está depositada em off shores - o equivalente ao PIB dos Estados Unidos e Japão juntos.

Da Europa às ilhas do Caribe, são cerca de 100 os offshores espalhadas pelo mundo e 50% do comércio mundial passa por paraísos fiscais.

Isto faz com que a concorrência seja distorcida porque as empresas mais pequenas que tentem práticas de concorrência salutar ficam para trás.

Das 20 empresas portuguesas cotadas no PSI20, 19 têm sede na Holanda - um dos países europeus com maior número de empresas que são meros apartados.

A informação mais vista

+ Em Foco

Nas ruas das cidades angolanas, as caravanas cruzam-se em ambiente descontraído. O cenário repete-se em M'banza Congo.

Os responsáveis pelo parque prometeram valorizá-lo e vão renovar a frota automóvel e envolver operadores privados nas visitas aos núcleos de gravuras rupestres.

O maior banco francês fez soar os alarmes na Europa ao suspender três fundos de investimento relacionados com créditos nos Estados Unidos.

Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.