Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Figueira da Foz investe 2,7 milhões de euros no novo ano letivo

por Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 13 set (Lusa) - O município da Figueira da Foz anunciou hoje um investimento de 2,7 milhões de euros para o novo ano letivo, de forma a assegurar com sucesso o bom funcionamento de todas as valências a seu cargo.

"Está tudo a postos para o arranque de mais um ano letivo, com o município a assegurar com sucesso todas as valências nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, da sua responsabilidade, bem como o apoio a atividades complementares no 2.º ciclo do ensino básico", destaca um comunicado da autarquia liderada por João Ataíde (PS) enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, a autarquia vai investir 870.110 euros para a alimentação, 641.500 para os transportes escolares, 228 mil euros para prolongamento de horário, 29.100 euros para a ação social, além de um milhão de euros na requalificação do parque escolar e no seu apetrechamento com o mobiliário e os equipamentos mais adequados.

Entre as intervenções a realizar, o maior investimento será canalizado para a requalificação da escola básica da Gala, orçada em 777.100 euros, cujas atividades letivas vão ser transferidas para instalações na Docapesca, através de uma colaboração com a Administração do Porto da Figueira da Foz.

A Câmara adiantou ainda que, "numa lógica de proximidade e de salvaguarda da qualidade reconhecida pela comunidade educativa, foi feita a delegação de competências nas Juntas de Freguesia que se disponibilizaram para assumir a valência do fornecimento de refeições, através da contratação de instituições particulares de solidariedade social".

"Excecionalmente foram celebrados protocolos de colaboração com os Agrupamentos de Escolas Figueira Norte e Figueira Mar. Também no prolongamento do horário escolar, nas freguesias onde esta competência foi delegada na respetiva Junta, o serviço poderá ser contratualizado com as instituições locais", lê-se no comunicado.

Por outro lado, o município adquiriu uma plataforma eletrónica que permitirá gerir, de forma célere e `online`, os processos inerentes ao funcionamento dos serviços de apoio à família, independentemente da entidade prestadora do serviço.

"Esta plataforma, acessível aos encarregados de educação (para marcação/desmarcação de refeições, `download` de faturas, etc.), permitirá igualmente o envio dos dados necessários ao pagamento de faturas via SMS", refere a nota, acrescentando que o controlo de qualidade e acompanhamento do serviço de refeições continuará a ser assegurado por duas nutricionistas contratadas pela autarquia.

Tópicos
pub