Alternativa de esquerda é tão legítima quanto governo de Passos, diz Adriano Moreira

por Maria Flor Pedroso

O histórico do CDS refere que o líder do PSD será “obrigado a negociar para fazer passar o seu governo”. Caso não consiga, Cavaco Silva será obrigado a aceitar outras soluções, já que a possibilidade de um governo de gestão é "inviável", considera Adriano Moreira.

Em entrevista à Antena 1, o professor emérito da Universidade de Lisboa reforça a ideia de que Pedro Passos Coelho ainda não foi empossado pelo Presidente da República, e a probabilidade de não conseguir formar governo "é muito grande".

Nesse sentido, entre a alternativa da esquerda e a solução da coligação, Adriano Moreira refere que "é tão legítima uma coisa como a outra". Para o antigo líder do CDS não há, portanto um problema de legitimidade democrática.  A habilidade de António Costa
O antigo líder do CDS-PP considera que os problemas da governação devem ser resolvidos tendo em conta os programas eleitorais e entende que a solução de Governo à esquerda pode ser menos autêntica. Por isso, avisa que é "necessário avaliar a Teoria do Risco" já que Portugal "depende de muitos factores que não domina”.

Moreira considera que um governo à esquerda, que conta com a sua oposição, terá que se credibilizar porque para ele “o que vigora até lá é o princípio da incerteza”.  Reconhece, no entanto, a “habilidade tática” de Costa, que não se compromete com nenhum dos lados.

Ainda sobre a atual situação política em Portugal, Adriano Moreira diz-se "entusiasmado" com a candidatura de uma mulher às presidenciais de janeiro, mas não será apoiante de Maria de Belém.
pub