Cavaco Silva convida Passos a formar Governo: a comunicação de Cavaco na íntegra

por RTP

O Presidente da República convidou Pedro Passos Coelho a formar Governo. Aníbal Cavaco Silva revelou esta terça-feira aos portugueses que encarregou o líder do PSD de "desenvolver diligências com vista a avaliar as possibilidades de constituir uma solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Cavaco quer que o próximo Governo dê "garantias firmes" de respeito para com os compromissos internacionais e as "grandes opções estratégicas adotadas pelo país desde a instauração do regime democrático e sufragadas nestas eleições".

O Presidente sublinhou, nomeadamente, os compromissos decorrentes da participação lusa na NATO, na União Europeia e na Zona Euro.

Cavaco Silva recordou que Portugal "regressou com sucesso aos mercados" depois de ter saído do Programa de Assistência Financeira. "Na próxima legislatura, Portugal deve seguir uma trajetória sustentável de crescimento da economia e criação de emprego", defendeu o chefe de Estado numa curta declaração à nação.

Cavaco defendeu que devem ser cumpridas as "regras europeias de disciplina orçamental" e assegurados o equilíbrio das contas externas e a sustentabilidade da dívida portuguesa.

Belém apelou à formação de um "Governo estável e duradouro", tendo sublinhado que cabe aos partidos com representação parlamentar mostrar abertura para um compromisso que assegure "uma solução governativa consistente". Cavaco realçou que Belém não pode substituir os partidos na formação do executivo e que a Presidência não poderá dissolver o Parlamento até abril.

Na sua declaração, o Presidente focou a necessidade de os partidos seguirem uma cultura de "diálogo", "compromisso" e "negociação". "Confio que as forças partidárias vão colocar em primeiro lugar o superior interesse de Portugal", afirmou Cavaco.
pub