Cavaco Silva fala ao país depois das 20h00

por Graça Andrade Ramos - RTP
Rafael Marchante - Reuters

O Presidente da República vai falar aos portugueses esta noite, depois das 20h00, anunciou Belém. Cavaco Silva ouviu todos os partidos com assento parlamentar, na terça e na quarta-feira. Praticamente três semanas depois das eleições legislativas, prepara-se para revelar o que decidiu sobre a indigitação do novo primeiro-ministro.

A votação de 4 de outubro deixou um Parlamento praticamente dividido a meio.

A coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada, mas a maioria dos deputados pertencem à esquerda, ao Partido Socialista, à CDU (PCP e Partido Ecologista "Os Verdes") e ao Bloco de Esquerda.

Estes três partidos pretendem, tal como a coligação, formar governo ou, pelo menos, apoiar um governo socialista com apoio parlamentar da CDU e do BE.

Tudo indica que Cavaco Silva vá seguir a tradição da democracia portuguesa e peça a Passos Coelho que apresente um executivo, tendo em conta que a coligação venceu as eleições, apesar de ter perdido a maioria absoluta que deteve durante quatro anos.

Mas o Presidente pediu também um governo com apoio maioritário no Parlamento. O que só sucede no caso da esquerda, já que o BE e a CDU prometeram derrotar um eventual executivo PSD/CDS-PP na primeira oportunidade, através de uma moção de rejeição.
Diálogo à esquerda

Apesar dos apelos de Cavaco Silva na noite eleitoral, a um amplo consenso partidário, as reuniões entre Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa, com vista a um governo PSD/CDS-PP com apoio parlamentar socialista, não resultaram.

Pelo contrário, António Costa mostrou-se nas últimas semanas mais confortável e satisfeito com as reuniões que manteve com o PCP e com o BE, cujos líderes, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, disseram desde dia 4 de outubro que apoiariam um executivo socialista, apesar das diferenças de programa.

Catarina Martins repetiu isso mesmo esta semana a Cavaco Silva. O PCP e os Verdes disseram ao Presidente, por seu lado, que indigitar Passos Coelho era uma "manifesta perda de tempo", insistindo que “há uma nova realidade” parlamentar.

Tal como o Bloco de Esquerda, disseram ainda a Cavaco Silva estarem prontos a viabilizar um executivo socialista.
Reuniões socialistas

António Costa apresenta esta quinta-feira à bancada socialista e à Comissão Política Nacional o acordo estabelecido, até agora, com o Bloco de Esquerda e que lhe poderá permitir avançar para o governo.

Os detalhes do acordo não foram até agora apresentados publicamente.

Amanhã realiza-se a primeira sessão plenária da nova Assembleia da República.
Tópicos
pub