Nóvoa reconhece derrota e cumprimenta Marcelo

por RTP

O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa reconheceu a derrota nas eleições presidenciais de e definiu Marcelo Rebelo de Sousa, o vencedor, como o seu presidente e o de todos os portugueses.

O ex-reitor sublinha que, pela primeira vez na história da democracia portuguesa, uma candidatura independente esteve próximo de ir à segunda volta. "Em democracia, as eleições ganham-se por um voto e perdem-se por um voto", afirma o candidato.

Sampaio da Nóvoa cumprimenta Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que ele é, a partir de agora, o seu Presidente. "Também agora, neste momento, quero contribuir para esta união em torno do novo Presidente da República, sem hesitações, sem reticências".

O candidato assume a "inteira responsabilidade" por não ter chegado à segunda volta, e elogia o trabalho de todos os seus apoiantes. "Neste noite, temos de estar orgulhosos do que fizemos, da marca de cidadania que deixamos. Sabemos que não temos dias fáceis pela frente", avisa.

"Temos de estar à altura deste tempo, com a força tranquila de convergências internas para melhor nos afirmarmos no exterior", defende o ex-reitor da Universidade de Lisboa.
pub