Iraque. Coluna de veículos dos EUA completamente destruída em ataque cirúrgico

por RTP
Coluna de veículos de reabastecimentos norte-americanos no Iraque, em 2010 Saad Shalash, Reuters

Um ataque reivindicado pela milícia xiita iraquiana destruiu uma coluna de quatro veículos de reabastecimento ao serviço das forças norte-americanas. O ataque durou apenas seis minutos, não causou vítimas, mas destruiu inteiramente os veículos que iam a caminho de uma base.

Na estrada de Samawah-Diwaniy, de Bassorá para uma base militar norte-americana, a coluna de camiões foi mandada parar, os seus condutores iraquianos foram mandados sair dos veículos e estes foram incendiados. O ataque terá durado apenas seis minutos e não causou vítimas, mas destruiu completamente o material rolante e o seu conteúdo.




O ataque foi filmado e os vídeos respectivos rapidamente se tornaram virais. Dos três veículos incendiados, dois eram camiões-cisterna transportando combustível.
Fontes da segurança iraquiana, em resposta a um pedido de informação da agência russa Sputnik, confirmaram a ocorrência do ataque e os danos que este causou.
Entretanto, a agência noticiosa iraniana Fars News relatou a operação, acrescentando que os bombeiros foram chamados a extinguir o fogo e que o Ministério da Defesa iraquiano anunciou uma investigação. Além disso, helicópteros militares norte-americanos vieram depois sobrevoar a área.

A mesma agência divulgou a reivindicação do ataque por um grupo de nome “Sayara Thora Al-Ashrin” ou “Saraya Ashreen Thani” - um dos vários grupos pró-iranianos que têm proliferado nos últimos meses, para levarem a cabo ataques contra alvos norte-americanos, em retaliação pelo assassínio do general iraniano Soleimani, abatido por um míssil norte-americano durante uma visita oficial ao Iraque.

pub