Adeus Rio2016, olá Tóquio2020

por Mário Aleixo - RTP
Em festa terminaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 Fernando Donasci - Reuters

O Rio de Janeiro despediu-se dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul com uma festa musical em que os atletas foram os protagonistas, passando o testemunho ao vanguardismo de Tóquio2020.

Na mensagem de agradecimento com que encerrou os Jogos do Rio, o presidente do Comité Olímpico brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, envolveu todos os brasileiros e empolgou os milhares de pessoas que encheram as bancadas do estádio Maracanã.


O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que os brasileiros devem estar orgulhosos da realização dos Jogos Olímpicos Rio2016.

Com uma explosão de cor, luz e alegria, o Rio de Janeiro despediu-se dos Jogos Olímpicos - os primeiros da América do Sul - e passou o testemunho a Tóquio, que os organizará em 2020. Aqui ficam algumas das imagens da noite de festa no Maracanã.


Para Bach, estes "Jogos Olímpicos foram a celebração da diversidade", confiando que os "valores olímpicos vai criar união dentro desta diversidade".

O Rio de Janeiro, pelas mãos do prefeito Eduardo Paes, passou o testemunho a Tóquio, que vai organizar os Jogos Olímpicos de 2020, durante a cerimónia de encerramento do Rio2016.



Paes entregou a bandeira olímpica ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), que a passou para a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

A 7 de setembro de 2013, a cidade de Tóquio foi escolhida como organizadora dos Jogos da XXXII Olimpíada, que se disputam de 24 de julho a 9 de agosto.

Tópicos
pub