EUA encaram aviões russos na Síria como "força de proteção"

por Graça Andrade Ramos - RTP
Aviões russos estacionados numa pista de aterragem síria em Latakia CNES 2015 - Distribution Airbus DS

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou em conferência de imprensa em Washington que o tipo de aviões de combate russos atualmente na Síria é consistente com o de "uma força de proteção".

"Sim, eles aumentaram o número de aviões. Mas, para já, os nossos militares e a maior parte dos nossos especialistas estimam que o nível e tipo [de caças] representam basicamente uma força de proteção das forças estacionadas na sua base aérea".

Na segunda-feira foi noticiado que a Rússia enviou para a Síria 28 caças. Moscovo afirma que está a cumprir acordos com o Governo sírio e a preparar-se para combater os grupos extremistas que controlam metade do país, o grupo Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, afeta à Al Qaeda.

Kerry acrescentou, contudo, que a presença dos aviões russos na Síria poderia levantar algumas questões, dependendo das decisões a longo prazo de Moscovo.
Provas de satélite
Novas fotografias de satélite parecem mostrar forças russas a construir duas novas bases militares na Síria, afirmou por seu lado o Instituto londrino de informações de defesa IHS Jane's.

Ambos os locais das bases estão próximo da costa síria com o Mediterrâneo, refere.

"Após a análise das imagens de satélite, o IHS Jane's identificou dois novos locais na Síria que poderiam estar a ser preparados para acolher forças russas. Nestas duas bases - o complexo de arsenais Istamo e o complexo militar al-Sanobar, ambos a norte do aeroporto de Lataquia - os preparativos parecem decorrer para acolher as forças militares russas", afirma ainda o Instituto de análise de informação.

Desde há duas semanas que diversos relatórios revelam a presença de forças russas a ampliar um aeroporto sírio em Latakia, um bastião do Presidente sírio Bashar al-Assad, e a constuir uma nova base militar perto de Tartessos.

O artigo publicado no site do IHS Jane's parece confirmar os relatórios, revelando uma imagem satélite de uma pista de aterragem com diversos aviões de combate estacionados.

Aviões de combate russos numa pista de aterragem em Latakia Foto: CNES 2015 - Distribution Airbus DS
Grupo "poderoso" de caças
O Instituto identifica a pista como pertencendo a uma base síria e integrada no aeroporto internacional Bassel al-Assad na província de Lataquia. A base aloja também os helicópteros Mi-14P e Ka-28 das forças navais sírias.

O IHS Jane's afirma ainda que a Síria está a preparar duas bases para acolher os reforços russos, referindo que este é um sinal de que Moscovo se prepara para reforçar a sua luta contra o grupo extremista Estado Islâmico e revela o tipo de aviões de combate que Moscovo está a enviar para os locais referidos.

"A Força Aérea Russa enviou para a Síria um poderoso grupo aéreo que inclui 12 SU-24 e 12 Su-25, caças de ataque ao solo, confirmoaram imagens de satélite da Airbus Defense & Space. Os Su-25 chegaram à base aérea naval de Lataquia a 20 de setembro e os SU-24 a 21", refere o HIS Jane's.

A imagem satélite que ilustra o artigo mostra quatro aviões russos SU-30 SM, 12 Su-24 e 12 Su-25 na pista de aterragem, a 21 de setembro.

Os 24 novos aviões parecem vir completar a força de quatro Su-30, aviões multifunções já presentes na Síria desde 15 de setembro, também de acordo com imagens satélite do AD&S.

O Instituto conclui que não é claro quanto tempo ficarão na Síria os novos caças detetados a 21 de setembro.
pub