Benoît Hamon e Manuel Valls na frente da primeira volta das Primárias socialistas

Os socialistas Benoît Hamon e Manuel Valls estão apurados para a segunda volta das "Primárias da Cidadania". Contrariando as sondagens, Hamon chega em primeiro lugar com 36 por cento dos votos, enquanto Valls obtém 31 por cento dos votos.

RTP /
Jacky Naegelen - Reuters

Os números divulgados às 22h00 de domingo indicam que Benoît Hamon chega em primeiro lugar com 36,30 por cento dos votos. O ex-primeiro-ministro Manuel Valls ocupa o segundo lugar com 31,12 por cento dos votos.

Em terceiro lugar e fora da segunda volta aparece o ex-ministro Arnaud Montebourg. O candidato consegue 17,55 por cento dos votos. Conhecidos os primeiros resultados, Arnaud Montebourg reconheceu a derrota e anunciou que votaria em Benoît Hamon na segunda volta.

O presidente da Alta Autoridade das Primárias estima que entre 1,5 e dois milhões de pessoas tenham votado nesta primeira volta das Primárias do Partido Socialista francês e seus aliados.

Estas Primárias unem o Partido Socialista, o Partido Radical de Esquerda e outros aliados. De fora das primárias - e que concorrem separadamente às presidenciais - encontram-se o ex-ministro socialista Emmanuel Macron e Jean-Luc Mélenchon, líder da Frente de Esquerda.

A nacionalista Marine Le Pen e o conservador François Fillon aparecem como favoritos às presidenciais de 2017.
PUB