Benoît Hamon e Manuel Valls na frente da primeira volta das Primárias socialistas

por RTP
Jacky Naegelen - Reuters

Os socialistas Benoît Hamon e Manuel Valls estão apurados para a segunda volta das "Primárias da Cidadania". Contrariando as sondagens, Hamon chega em primeiro lugar com 36 por cento dos votos, enquanto Valls obtém 31 por cento dos votos.

Os números divulgados às 22h00 de domingo indicam que Benoît Hamon chega em primeiro lugar com 36,30 por cento dos votos. O ex-primeiro-ministro Manuel Valls ocupa o segundo lugar com 31,12 por cento dos votos.

Em terceiro lugar e fora da segunda volta aparece o ex-ministro Arnaud Montebourg. O candidato consegue 17,55 por cento dos votos. Conhecidos os primeiros resultados, Arnaud Montebourg reconheceu a derrota e anunciou que votaria em Benoît Hamon na segunda volta.

O presidente da Alta Autoridade das Primárias estima que entre 1,5 e dois milhões de pessoas tenham votado nesta primeira volta das Primárias do Partido Socialista francês e seus aliados.

Estas Primárias unem o Partido Socialista, o Partido Radical de Esquerda e outros aliados. De fora das primárias - e que concorrem separadamente às presidenciais - encontram-se o ex-ministro socialista Emmanuel Macron e Jean-Luc Mélenchon, líder da Frente de Esquerda.

A nacionalista Marine Le Pen e o conservador François Fillon aparecem como favoritos às presidenciais de 2017.
pub