EM DIRETO
Presidenciais 2026. Eleitores escolhem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Cuba volta a ter Embaixada nos Estados Unidos

Cuba volta a ter Embaixada nos Estados Unidos

A cerimónia formaliza o reatar das relações entre os dois países, que passam a discutir directamente pontos de divergência, como já sucedeu, em Washington, entre os chefes da diplomacia dos dois países.

António Mateus, Vanessa Brízido /
Cuba e Estados Unidos reabrem as respectivas Embaixadas em Washington e Havana, depois de 54 anos do corte de relações - um momento histórico que, para o chefe da diplomacia cubana, só será total com o levantamento das sanções comerciais.

Seja como for, a bandeira americana já tem data marcada para voltar a ser içada de novo na Embaixada dos Estados Unidos em Havana: 14 de agosto, coincidir com uma visita do secretário de Estado americano John Kerry, à capital cubana.

Horas antes da cerimónia na chancelaria cubana em Washington, a bandeira de Cuba juntou-se no átrio do Departamento de Estado aos estandartes dos países com os quais os Estados Unidos mantêm relações diplomáticas.

Apesar destes gestos, o presidente cubano insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando Barack Obama utilizar os seus "poderes executivos" para pôr fim ao embargo imposto a Cuba em 1962.
PUB