Em 2022 a China já não será o país mais populoso do mundo

por João Ferreira Pelarigo, RTP
Amit Dave, Reuters

Um estudo sobre tendências demográficas realizado pelas Nações Unidas mostra que, nos próximos sete anos, a Índia vai ultrapassar a China e será considerado o país mais populoso do mundo. A um nível continental, África terá níveis de crescimento demográfico superiores à Ásia. Aumento da esperança média de vida e diminuição da mortalidade infantil influenciam os números.

O documento, elaborado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU e publicado esta quarta-feira, mostra que na Índia a população será nessa altura de cerca de 1.400 milhões de habitantes.

Esta "ultrapassagem" à China fará com que, em 2050, a população indiana represente 19 por cento da população mundial. Já a China terá uma representação de 18 por cento.

Atualmente, a Índia tem cerca de 1.310 milhões de habitantes e a China aproximadamente 1.380 milhões. Esta diferença, segundo o estudo, tenderá a desaparecer no início da próxima década.
Relação com o desenvolvimento
Especialistas destacam a relação existente entre crescimento demográfico e taxas de desenvolvimento de cada país.

Ao longo dos próximos anos, a maior parte da população mundial concentrar-se-á principalmente em países como a Índia, Nigéria, Paquistão, Etiópia, Congo ou Indonésia precisamente por serem lugares onde é "cada vez mais difícil erradicar a pobreza e a desigualdade e combater a fome e a má nutrição", refere um comunicado de John Wilmoth, do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.

O crescimento demográfico também será acompanhado de um significativo aumento da esperança média de vida e diminuição dos índices de mortalidade infantil no mundo.

A Europa será o continente onde as taxas de envelhecimento serão maiores. Prevê-se que, em 2050, 34 por cento da população europeia tenha mais de 60 anos.
Crise demográfica na China
Há 30 anos, o Governo chinês decidiu implementar uma regulação de controlo de natalidade que obrigou a milhões de abortos.

Em 1980, a China limitou as famílias a um filho, de forma a evitar um crescimento desenfreado da população. Embora, ao longo do tempo, tenham sido abertas raras exceções, a população chinesa começa a ressentir-se da aplicação desta norma.

Hoje em dia, a população do país mais populoso do mundo está envelhecida e são grandes as preocupações acerca da força de trabalho no país.

Para isso, na China pondera-se a alteração da lei imposta na década de 80 para evitar uma crise demográfica. A adoção da "política dos dois filhos", em vez da "política do filho único", pode chegar até ao fim do ano a todos os casais.

Esta alteração, ainda em análise, pode alterar as conclusões desta investigação das Nações Unidas.
Nigéria com mais pessoas do que os EUA
O maior crescimento demográfico ao nível continental será em África. A Nigéria será o país cuja população aumentará com maior rapidez.

De acordo com as previsões das Nações Unidas, a Nigéria poderá alcançar um número de habitantes maior do que os Estados Unidos em menos de quarenta anos. As conjeturas mostram que o país africano pode passar dos atuais 182 milhões de habitantes para mais de 262 em 2030 e quase 400 milhões em 2050.

Embora mais lentamente, os Estados Unidos vão continuar a crescer. Estima-se que em 2050 a sua população seja de 389 milhões.
Tópicos
pub