Fidel Castro e Evo Morales denunciam "esforços imperialistas dos EUA na América Latina"

por Lusa

Havana, 22 mai (Lusa) -- O ex-presidente cubano Fidel Castro e Evo Morales denunciaram no sábado os "esforços imperialistas" dos Estados Unidos contra a esquerda na América Latina, no final de uma visita de dois dias do Presidente boliviano a Havana.

Ambos discutiram os "esforços imperialistas para inverter o movimento político e social" naquela região americana, segundo um comunicado oficial, lido por um pivô do telejornal cubano.

A visita de Evo Morales ocorreu uma semana depois do `impeachment` da Presidente brasileira Dilma Rousseff, com o mandato suspenso por 180 dias, e cinco meses depois da chegada ao poder da direita na Argentina, depois de Mauricio Macri ter vencido a presidente cessante Cristina Kirchner.

Fidel Castro, que completa 90 anos em agosto, e Evo Morales "recordaram", em particular, o "papel desempenhado pelos memoráveis" Hugo Chavez, o Presidente venezuelano que faleceu em 2013 vítima de cancro, e Cristina Kirchner.

Morales já tinha expresso publicamente a sua admiração por Fidel Castro, que deixou o poder por questões de saúde em 2006, sendo substituído pelo seu irmão Raul Castro.

Tópicos
pub