Nobel da Economia atribuído a Oliver Hart e Bengt Holmström

por RTP
TT News Agency

O prémio pretende distinguir o contributo para a "teoria dos contratos".

De acordo com a Real Academia sueca, a investigação dos dois economistas contribuem para o entendimentos dos inúmeros contratos existentes na economia real, bem como “potenciais armadilhas no design dos contratos”.

Os galardoados desenvolveram uma teoria do contrato, um quadro global para a análise de vários aspetos do design contratual.

Ambos os economistas trabalham nos Estados Unidos. Oliver Hart, britânico nascido em Londres em 1958, colabora na Universidade de Harvard e Bengt Holmström, finlandês nascido em Helsínquia em 1949, trabalha no MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Através das suas contribuições iniciais, Hart e Holmström lançaram a Teoria dos Contratos como campo fértil de investigação de base. Ao longo das últimas décadas, os economistas têm explorado muitas das suas aplicações.

A sua análise das melhores disposições contratuais estabelece um “alicerce intelectual para a concepção de políticas e instituições em muitas áreas de legislação, em matéria de falências ou de constituições políticas, refere o Comité Nobel.

Os responsáveis pela atribuição do prémio, relembram que, por um lado, esta é uma área importante, na medida em que os contratos são fundamentais, estão presentes em praticamente todos os aspetos da sociedade.

Por outro lado, o Comité Nobel realça, em entrevista disponibilizada no Twitter, que a investigação agora distinguida, abriu portas a muitas aplicações, “não apenas na economia, mas também na lei, na política. As pessoas realmente usam esta teoria”.

Um exemplo do que a Teoria dos Contratos ajuda a explicar refere-se aos contratos com seguradoras, em que a cobertura de danos num carro nunca é total para que o segurado seja também responsável pelas suas ações, que tenha incentivos para salvaguardar o património.


O Nobel da Economia já foi atribuído 48 vezes desde 1969. Destes, apenas 24 vezes o Prémio foi atribuído a apenas um laureado. Somente uma vez, em 2009, é que o prémio foi entregue a uma mulher (Elinor Ostrom).

O prémio na área da Economia é o quinto a ser atribuído este ano. O último prémio a ser conhecido será o da Literatura, que vai ser anunciado na quinta-feira.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O prémio Nobel corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 834.000 euros.
Tópicos
pub