Pathé Duarte: "Portugal não está na linha da frente mas nunca deixou de ser alvo" do Estado Islâmico

| Mundo
Pathé Duarte: Portugal não está na linha da frente mas nunca deixou de ser alvo do Estado Islâmico

A ver: Pathé Duarte: "Portugal não está na linha da frente mas nunca deixou de ser alvo" do Estado Islâmico

Portugal surge nas listas de alvos para o terrorismo jihadista. No Jornal 2, Felipe Pathé Duarte, do Observatório de Segurança, Terrorismo e Crime Organizado, lembra que o país "não está na linha da frente mas nunca deixou de ser um alvo do Daesh que quer reinstalar o Al Andaluz". Este é um território do qual Portugal faz parte.

Quanto às ações no terreno, sobretudo na Síria, onde a ofensiva governamental está a fazer o Estado Islâmico perder território, o comentador faz questão de lembrar que os extremistas "estão de facto a recuar, o que não quer dizer que estejam derrotados".

Depois de retomado o controlo de Palmira, as forças sírias preparam o assalto à região petrolífera de Deir Ezzor, no leste do país. Damasco também já olha para Raqqa, a cidade que já foi considerada a "capital" do Estado Islâmico.

Felipe Pathé Duarte comenta ainda a dimensão líbia deste problema: as Nações Unidas procuram patrocinar um governo que coloque termo a um Estado falhado onde o autoproclamado Estado Islâmico já controla quase um quarto do território.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.